No último sábado, 10 de maio, foi realizado na Estância Turística de Olímpia o Dia D, campanha nacional de vacinação contra a gripe (Influenza). A ação faz parte de uma iniciativa do Ministério da Saúde e visa atingir a meta de imunizar 90% do público-alvo. Ao todo, 266 pessoas compareceram as unidades de saúde para receber a dose de imunização.
Conforme dados da Secretaria de Saúde de Olímpia, aproximadamente 15 mil pessoas fazem parte do grupo prioritário e podem receber a vacinação. Com a campanha realizada no sábado, o município chegou ao número aproximado de 3800 pessoas vacinadas, o que corresponde a cerca de 25% desse grupo. Para atingir a meta de imunização, ainda faltam 65%. Quem não conseguiu aproveitar a campanha do Dia D e faz parte do público-alvo, ainda pode comparecer a uma das unidades de saúde da cidade para receber o imunizante.
Vale lembrar que, no momento, a campanha de vacinação contra a Influenza é voltada exclusivamente para os grupos prioritários, constituídos por crianças (de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos com 60 anos ou mais, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, pessoas com doenças crônicas, povos indígenas e quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, professores do ensino básico e superior, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, trabalhadores dos Correios e população privada de liberdade.
O imunizante protege a população contra três tipos de vírus, sendo H1N1, H3N2 e Influenza B. A vacinação tem um papel importante para evitar casos graves de gripe, o que previne internações e salva vidas.
Segundo o Ministério da Saúde, a duração de proteção da vacina é de cerca de um ano, a depender da resposta imunológica de cada pessoa. Por isso, o Estado ressalta a importância da vacinação anual, já que o vírus muda com frequência e a vacina é atualizada para acompanhar as variações.
A vacinação segue de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h, em todas as Unidades de Saúde da cidade e dos distritos. Além da Campanha contra a Gripe, também está sendo feita a atualização da caderneta vacinal para a população em geral, incentivando a imunização contra diversas doenças que fazem parte do calendário nacional. Basta procurar a UBS mais próxima da residência.