A Estância Turística de Olímpia recebe, nesta quinta-feira, 15 de maio, a escuta ativa regional voltada a ouvir, dialogar e entender as necessidades dos municípios na área da cultura. A atividade é uma ação da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e está marcada para 18h30, na Estação Cultural de Olímpia – ECO (Rua Coronel José Medeiros, 477 – Patrimônio de São João Batista), com entrada gratuita e sem necessidade de inscrição prévia.
A iniciativa conta com a parceria do programa CULTSP PRO – Escolas de Profissionais da Cultura, executado pelo Instituto de Desenvolvimento Social (IDG), e tem como objetivo qualificar profissionais e incentivar a inovação no setor cultural e criativo em todo o estado.
O município de Olímpia apoia a ação, por meio da Prefeitura da Estância Turística de Olímpia e da Secretaria Municipal de Cultura e Defesa do Folclore.
Durante o encontro, o Laboratório de Futuros, metodologia desenvolvida pelo CULTSP PRO, será utilizado como ferramenta de facilitação da escuta ativa. A proposta é construir de forma colaborativa o Plano de Aplicação de Recursos (PAR) da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), além de mapear os territórios e identificar as demandas, especificidades e vocações dos municípios participantes.
A escuta também contribuirá para orientar futuras ações formativas voltadas aos setores culturais e criativos, de acordo com os contextos regionais.
O Fomento CULTSP é composto por recursos do Programa de Ação Cultural (ProAC), do Governo do Estado, e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), do Governo Federal.
Além da escuta ativa, no mesmo dia será realizado o Encontro Regional de Gestores, evento exclusivo para gestores culturais, com limite de dois representantes por município. Este encontro ocorrerá às 14h, também na Estação Cultural de Olímpia, localizada na Rua Coronel José de Medeiros, 477 – Patrimônio de São João Batista – Olímpia/SP, com a presença de Marília Marton, Secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.