Visando a devida regularização da prestação de serviços na Estância Turística de Olímpia, bem como a garantia da qualidade e segurança aos olimpienses, a Prefeitura está intensificando a orientação aos motoristas de aplicativo. Uma ação recente foi realizada em pontos estratégicos de grande fluxo para identificar os prestadores de serviço e informar sobre a importância da regularização. A mobilização foi uma parceria da Secretaria de Planejamento e Finanças com a Secretaria de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana e apoio da Guarda Civil Municipal.
A iniciativa tem o objetivo de inibir a atividade irregular, principalmente, após a chegada da empresa Ubiz Tecnologia LTDA no município, Ubiz Car, que está operando sem autorização, desrespeitando a legislação municipal, e, consequentemente, interferindo na qualidade do atendimento aos usuários do transporte de passageiros, bem como na atividade dos prestadores que atendem à legislação.
Desta forma, a ação, inicialmente, tem adotado um caráter orientativo a fim de alertar os prestadores de serviço para que estejam cientes da situação e adotem providências para se regularizar, uma vez que, a operação irregular pode acarretar diversas penalidades, principalmente multas de alto valor.
Vale ressaltar que, desde abril, a Administração Municipal vem atuando para conter a atividade da empresa que, além de operar irregularmente, ainda fixou sem autorização centenas de cartazes em postes e bens públicos, ferindo o Código de Posturas do Município, o que gerou autuações da fiscalização da Prefeitura, bem como a emissão de autos de infração e multas que ultrapassam R$ 200 mil.
O grande impasse é que o endereço comercial está registrado em São Bernardo do Campo e a empresa não possui sede própria nem representante legal no município de Olímpia. No entanto, a Prefeitura ressalta que tem tomado as medidas cabíveis para localizar e punir os responsáveis a fim de garantir a prestação adequada e legal dos serviços.