A partir desta sexta-feira, 1º de agosto, a Estância Turística de Olímpia passa a integrar oficialmente o VRE Digital – Via Rápida Empresa, sistema eletrônico de registro e licenciamento empresarial criado pela Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), considerado um dos mais eficientes do país.
A novidade marca um avanço importante na desburocratização do ambiente de negócios local e tem como destaque também a simplificação de procedimentos, trazendo até mesmo a possibilidade de abertura de empresas classificadas como de baixo risco em até 24 horas, e sem necessidade de atendimento presencial.
Com a implantação, todo o processo de abertura, alteração e licenciamento de empresas passa a ser feito de forma 100% digital. O sistema integra automaticamente Corpo de Bombeiros, Cetesb, Vigilância Sanitária e demais órgãos municipais, estaduais e federais envolvidos na legalização de uma empresa.
A grande vantagem para quem deseja empreender em Olímpia é a agilidade e a segurança jurídica. Empresas classificadas como de baixo risco poderão ser abertas em um pequeno espaço de tempo, podendo, em alguns casos, ser de 24 horas, com emissão simultânea do CNPJ, inscrição estadual e inscrição municipal, entre outras licenças.
O município definiu mais de 900 atividades econômicas como de baixo risco, o que proporcionou o licenciamento automático, sem exigência de vistoria prévia ou análise manual de viabilidade. Isso significa que a consulta de zoneamento urbano — etapa que verifica se a atividade é permitida no endereço informado — será processada pelo sistema em tempo real, sem a necessidade de avaliação por parte de técnicos municipais.
Essa inovação coloca Olímpia entre os poucos municípios paulistas com viabilidade 100% automatizada, alinhando-se aos princípios da Redesim (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas) e às diretrizes da Lei de Liberdade Econômica.
De acordo com Cléber Cisotto, secretário municipal de Planejamento e Finanças, a mudança representa um marco para o desenvolvimento local. “Ao substituir a burocracia tradicional por um sistema inteligente e integrado, o município estimula a formalização de novos negócios, facilita o trabalho de contadores e consultores contábeis e torna mais acessível o sonho de empreender. A partir de agora, todos os pedidos de abertura e alteração de empresas no município deverão ser feitos exclusivamente pelo VRE Digital, no portal oficial da Jucesp”, explica.
Para dúvidas e orientações, os interessados podem procurar os setores de Cadastro Mobiliário e Fiscalização, vinculados à Secretaria de Planejamento e Finanças. A Prefeitura reforça que a iniciativa está em sintonia com o compromisso da atual gestão de promover a eficiência administrativa, reduzir a burocracia e fomentar a liberdade econômica em Olímpia.
Com o novo sistema, Olímpia se insere em uma nova era de desburocratização, inovação e incentivo ao empreendedorismo. Ao facilitar a vida de quem quer abrir ou formalizar um negócio, o município dá sinais claros de que acredita na força do setor produtivo como motor de desenvolvimento e geração de empregos.