O 61º Festival do Folclore de Olímpia está contagiando o público, não apenas nos grandes espetáculos noturnos, mas também com uma intensa programação cultural durante o dia. De segunda a sexta-feira, moradores, visitantes e participantes podem vivenciar o FEFOL em diversas frentes, com ações que celebram a riqueza da cultura popular brasileira de forma educativa e interativa.
Entre as atividades, desenvolvidas pela Secretaria de Educação, estão o
Minifestival, que leva a magia do folclore ao público infantil com apresentações de alunos da rede municipal e particular, que interpretam danças de diversas regiões do país, em uma verdadeira imersão no saber. São cerca de 20 escolas participando do espetáculo que ocorre, todas as tardes, de 04 a 08 de agosto, às 14h, no Espaço do Minifestival, dentro do Recinto. As apresentações também são transmitidas ao vivo pelo Facebook e Youtube do FEFOL.
A
Gincana de Brincadeiras Tradicionais e a Folclorança são outras fontes de aprendizado e resgate da tradição, proporcionando às crianças a oportunidade de reviver brincadeiras da época de infância dos pais e avós, em meio à era da tecnologia. Cabo de guerra, amarelinha, perna de pau, bito, confecção de cataventos, entre outras fazem parte dessas atividades, realizadas no período da manhã, na arena do recinto.
Mas o conhecimento não é só direcionado às crianças, professores, estudiosos e pesquisadores se reúnem no
Seminário de Estudos sobre o Folclore, todas as manhãs, também no recinto, para reflexões e troca de saberes acerca da temática, com a participação especial dos grupos visitantes.
E o festival vai ainda além dos limites do recinto, invadindo espaços públicos, parques, instituições, escolas e, principalmente as ruas, com apresentações dos grupos e a famosa
Peregrinação, que leva a cultura e o folclore de todo o Brasil para o centro comercial de Olímpia, numa grande interação com a comunidade, todas as manhãs, de segunda a sexta, durante o FEFOL.
As ações acontecem em diferentes pontos do município e são uma oportunidade única de aprender, interagir e se emocionar com os saberes populares que fazem do FEFOL um festival único no Brasil.
ENCONTRO NACIONAL DO IOV BRASIL
A programação durante o dia traz também uma novidade nesta edição. O FEFOL será palco do 2º Encontro Nacional do IOV Brasil - Organização Internacional de Folclore e Artes Populares, numa jornada com foco no diálogo, na formação e intercâmbio entre associados oriundos das cinco regiões do país – gestores, ativistas, pesquisadores, mestres e especialistas da cultura popular. A abertura acontece nesta quinta, 7 de agosto, às 14h30, na ECO - Estação Cultural de Olímpia. Um dos pontos altos será o evento “IOV Convida: Vozes da Tradição”, na sexta, dia 08, às 10h30, no Espaço do Minifestival, com uma cerimônia de homenagem à professora Maria Aparecida de Araújo Manzolli seguida de roda de conversa com o tema “Ancestralidade e Folclore: Saberes que nos Formam”.
Além disso, todas as noites, o Recinto se preenche da cultura de todo o país, com as apresentações noturnas no Palco Principal, Passarela do Folclore, apresentação dos violeiros na Vila Brasil, e diversos espaços de serviços, gastronomia, cultura e diversão. A programação completa está disponível no site oficial do evento:
www.folcloreolimpia.com.br/servicos/programacao/92/.
Sobre o Festival do Folclore de Olímpia (FEFOL)
O Festival do Folclore de Olímpia (FEFOL) é o maior festival de folclore do Brasil, consolidando a cidade como Capital Nacional do Folclore desde 2017. Criado na década de 1960 pelo professor José Sant’anna, o evento preserva e valoriza as tradições populares brasileiras há mais de 60 anos, reunindo manifestações autênticas de todas as regiões do país.
A 61ª edição é histórica, com a participação de mais de 60 grupos representando 21 estados brasileiros, de todas as regiões, incluindo, este ano, as presenças inéditas de Roraima e Acre. A programação reúne mais de 120 apresentações no palco principal, desfiles pelas ruas centrais, oficinas de dança, Pavilhão de Artesanato e atividades no Museu do Folclore, com destaque para o estado do Maranhão, homenageado da edição. A expectativa é de mais de 180 mil visitantes durante os nove dias de festival.
O Festival do Folclore de Olímpia é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Defesa do Folclore, com apoio de projetos de incentivo cultural e parceiros. Com entrada gratuita, a 61ª edição será realizada de 02 a 10 de agosto de 2025, no Recinto do Folclore.
FOTOS: https://www.flickr.com/photos/pmolimpia/albums
CANAIS OFICIAIS:
http://www.folcloreolimpia.com.br
http://www.facebook.com/folcloreolimpiaoficial
http://www.instagram.com/fefoloficial
https://www.youtube.com/FolcloreOlímpia