A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia celebra um marco histórico: a publicação da edição de número 2 mil do Diário Oficial Eletrônico, nessa quinta-feira, dia 21 de agosto. A mudança do modelo impresso para o digital representou não apenas mais agilidade e transparência na divulgação dos atos oficiais, mas também um impacto significativo em termos de economia financeira e preservação ambiental.
De acordo com relatório gerado pelo sistema eletrônico, desde junho de 2017 – quando foi implantado – até agosto de 2025, foram veiculadas 2.111 edições (sendo 2.000 ordinárias e 111 extraordinárias), totalizando mais de 33 mil publicações e quase 35 mil páginas eletrônicas. Nesse período, o Diário registrou mais de 2,5 milhões de acessos, consolidando-se como uma ferramenta essencial de comunicação dos atos oficiais para com a população.
A transição para o digital evitou o consumo de aproximadamente 5,2 milhões de folhas de papel A4, o equivalente à preservação de 262 árvores, além da economia de 2,3 milhões de litros de água e cerca de 210 mil Kw de energia elétrica que seriam utilizados na produção gráfica.
No aspecto financeiro, a estimativa é de que a adoção do Diário Eletrônico tenha gerado economia de milhões de reais aos cofres públicos, considerando os valores médios praticados no mercado de publicações impressas. Atualmente, a Prefeitura investe cerca de R$ 7,8 mil por ano para manter o sistema digital — custo muito inferior ao que seria gasto com o modelo impresso.
O Diário Oficial Eletrônico é mais uma ferramenta utilizada pelo Município, que vai ao encontro do compromisso com a modernização administrativa, a transparência e a sustentabilidade, investindo em soluções digitais que fortalecem e consolidam as boas práticas de gestão pública.