Entre os dias 1º e 20 de setembro, o projeto Estação da Música - Wadão Marques da Estância Turística de Olímpia estará com inscrições abertas para novas turmas dos cursos de iniciação musical, canto/coral, violão, piano, bateria e sopro. No total, serão oferecidas 223 vagas, distribuídas nos períodos da manhã, tarde e noite.
Os interessados podem se inscrever das 8h às 12h e das 13h às 17h, na ECO – Estação Cultural de Olímpia (R. Cel. José Medeiros, 477 - Patrimônio de São João Batista) ou pelo App Conecta + Olímpia. As vagas iniciais serão preenchidas por ordem de matrícula. Após isso, os demais cadastrados constarão em uma lista de espera.
O objetivo das aulas é fortalecer a formação de crianças, adolescentes, jovens e adultos, além de desenvolver habilidades como memória, concentração e criatividade. A música também é uma forma de expressão que ajuda a desenvolver a autoestima, a confiança e a capacidade de trabalho em equipe. Além disso, promove diversidade cultural, buscando criar uma maior compreensão e tolerância entre diferentes grupos sociais.
As aulas serão ministradas sempre de forma coletiva. Para cada instrumento, existe um número máximo de alunos. As aulas em conjunto dão aos estudantes a oportunidade de interagir com outras pessoas que estão aprendendo o mesmo instrumento e estilo musical, o que motiva e inspira mais do que as aulas tradicionais e individuais.
Para a iniciação musical, a idade será de 6 e 7 anos. Para os demais instrumentos, a idade será de 8 a 17 anos, ambas as modalidades no período da manhã e da tarde. À noite, serão oferecidas aulas para os adultos. Vale ressaltar que cada aluno poderá se inscrever em até duas aulas: uma de instrumento e outra de canto/coral, desde que os horários não sejam os mesmos.
A Estação da Música é um projeto da Secretaria de Cultura e Defesa do Folclore da Estância Turística de Olímpia. A escola tem como objetivo principal incentivar a arte e a cultura, com ensino gratuito para crianças, adolescentes, jovens e adultos, contemplando prioritariamente os alunos da rede municipal.