Na segunda-feira, dia 22 de setembro, a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia comemora o Dia Mundial sem Carro com gratuidade no transporte público da cidade e distritos. A ação, instituída pelo prefeito Geninho Zuliani via o decreto n° 9.703, visa conscientizar sobre o impacto ambiental causado pelo excesso de automóveis no cotidiano.
A data, comemorada desde 2001 no país, estimula reflexões sobre a necessidade de redução de gás carbono emitido por veículos no mundo inteiro. O Dia Mundial sem Carro é um lembrete para que as pessoas revejam o uso indiscriminado de carros, motos e outros veículos no cotidiano e repensem sua responsabilidade com o meio ambiente. O acúmulo de gases poluentes na atmosfera, tal como o dióxido de carbono expedido por meios de transportes, são prejudiciais por intensificarem o aquecimento global e, consequentemente, desencadearem ondas de calor extremo, secas prolongadas e demais problemas ambientais que atingem a todos.
O crescimento da frota de automóveis no Brasil, que atingiu o recorde de 123 milhões unidades este ano, afeta significativamente a poluição do ar. Carros, por exemplo, respondem por até 45% do volume de gás carbono emitido no planeta, segundo dados do Relatório Situação Global do Transporte e Mudança Climática Global de 2018.
A iniciativa da gestão municipal de Olímpia garantirá que todas as linhas circulares do transporte coletivo do perímetro urbano serão gratuitas no dia 22 de setembro, e disponíveis tanto para residentes no município quanto para turistas.