A Estância Turística de Olímpia conquistou, pela primeira vez, a nota A no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, divulgado pela Secretaria do Tesouro Nacional. Com uma metodologia que avalia a transparência fiscal, a lista compara o desempenho de todos os municípios do país no quesito prestação de contas. De 2023 para 2024, Olímpia saltou da posição 2.836 para o 311° lugar.
O Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal classifica a precisão, a integridade, a qualidade e a consistência das informações contábeis e fiscais enviadas por municípios, estados e capitais.
Com pontuação total de 96%, Olímpia passa a integrar o seleto grupo com nota máxima, despontando na frente de cidades de grande porte do noroeste paulista. O avanço expressivo reflete a responsabilidade da gestão pública com a transparência no balanço de contas que chega até a população.
Para Geninho Zuliani, prefeito, o reconhecimento do Tesouro Nacional fortalece a confiança da população no trabalho da administração pública. O prefeito visa continuar o trabalho de transparência, alinhada às melhores práticas exigidas pelos órgãos de controle e pela sociedade, e potencializar uma gestão de recursos inteligente e mais eficaz.
“Buscamos fazer uma gestão cada vez melhor e baseada em dados concretos para enxugar gastos, ser mais eficiente e investir mais recursos em políticas de educação, saúde, assistência para a população”, diz o prefeito.
Entre os critérios de avaliação que levaram Olímpia direto para a nota A, a precisão e integridade das informações contidas em receitas e despesas, a consistência entre os relatórios de fluxos de caixa e o cumprimento rigoroso de prazos são alguns dos pontos bem avaliados pelo Tesouro Nacional. Olímpia se destacou, com pontuação máxima, pelo alto índice de Informações Fiscais Satisfatórias, o que evidencia a excelência do município na qualidade dos dados apresentados.
Gestão Integrada garante transparência fiscal e uso inteligente de recursos
O selo de nota A significa que a cidade avançou nas boas práticas de transparência e na execução correta do orçamento, ações realizadas conjuntamente pela Secretaria de Planejamento e Finanças e pela Secretaria de Gestão e Cidade Inteligente.
Cléber Cisotto, Secretário de Planejamento e Finanças, acredita que o resultado é importante para dar mais segurança à população e confirma que as informações sobre o uso dos recursos estão claras, corretas e acessíveis.
“A Nota A no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal demonstra a solidez da gestão financeira do município. Esse resultado reflete a confiabilidade dos nossos dados, a precisão das informações prestadas e o alinhamento às normas nacionais de contabilidade pública”, afirma Cisotto.
Para dar continuidade ao reconhecimento do Tesouro Nacional, Max Mana, Secretário de Gestão, considera que o uso de tecnologias integradas é importante para tornar a gestão mais inteligente e eficaz para o uso do dinheiro público.
Para o Secretário, alternativas de contenção de despesas como o reajuste na iluminação pública, agora realizada por luz de led, bem como a redução de carros lotados em secretarias da prefeitura, são exemplos de ações econômicas inteligentes. As mudanças preveem uma economia de mais de 2 milhões de reais anuais.
“Dá para fazer mais e melhor com a gestão do dinheiro e a tecnologia vem para nos ajudar a remanejar recursos para investimentos em mais esporte, mais cultura, mais educação”, ressalta Max.
O selo Nota A reafirma que a Estância Turística de Olímpia segue no caminho certo, com transparência e gestão inteligente. O reconhecimento no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal comprova que a eficiência e a credibilidade na aplicação dos recursos públicos são prioridades permanentes da Prefeitura.
Confira mais informações: https://ranking-municipios.tesouro.gov.br/ranking_municipios