Ir para o conteúdo

Prefeitura da Estância Turística de Olímpia-SP e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Prefeitura da Estância Turística de Olímpia-SP
Acompanhe-nos:
Rede Social Instagram
Rede Social Youtube
Rede Social Facebook
Notícias
SET
19
19 SET 2025
TURISMO
Olímpia aposta no Turismo de Negócios e busca se consolidar como destino para grandes convenções
receba notícias

A Estância Turística de Olímpia, já conhecida nacionalmente pelo turismo de lazer, busca agora ampliar seu potencial e investir no turismo de negócios. A proposta da Secretaria de Turismo é transformar o município em um polo para convenções e feiras de grande porte, aproveitando a estrutura de hospedagem que se destaca frente a outras cidades.

Enquanto muitos municípios enfrentam dificuldades para receber grandes eventos por conta do déficit de leitos, Olímpia apresenta uma rede hoteleira robusta, capaz de atender milhares de visitantes ao mesmo tempo. O plano é utilizar essa vantagem para atrair convenções, especialmente durante a baixa temporada, criando novas oportunidades de movimentação econômica e fortalecimento do setor turístico.

Um dos exemplos desse potencial é a 42ª Feira de Negócios do Grupo Total, realizada nos dias 17 e 18 de setembro de 2025, reunindo empresas, representantes da indústria, associados e cessionários em um grande encontro. O evento promove troca de experiências, networking, apresentação de novidades do mercado farmacêutico e oportunidades de negócio. Em suas últimas edições, a feira movimentou mais de R$ 30 milhões em negociações, consolidando-se como uma das mais importantes do setor no estado de São Paulo.

Este ano, o grupo responsável pela realização da 42ª edição da Feira investiu R$ 3 milhões em estrutura com capacidade para 3 mil visitantes em dois dias de evento e gerou mais de R$ 60 milhões em negociações comerciais com retorno direto para a economia da cidade. A escolha da Estância Turística de Olímpia para sediar o evento corporativo, que reúne mais de 60 marcas, revela o potencial para investimentos no município e uma gestão robusta da administração pública que possibilita a vinda de novos empreendimentos. A feira foi realizada na Arena Olímpia, novo espaço multiuso da iniciativa privada, implantado com o objetivo de fomentar o turismo de eventos.

Eventos corporativos, como este, atraem empresários em busca de networking, parcerias ou mesmo capacitações. O turismo de negócios é um dos setores que mais vem crescendo no país, faturando 3,3 bilhões de reais no último semestre de 2024, segundo o Ministério do Turismo. Sendo um setor importante para o turismo nacional e, também, local, o segmento movimenta renda e gera empregos na hotelaria, alimentação e serviços.

Além disso, o turismo de negócios impulsiona os destinos de lazer ao gerar fluxo constante de visitantes, que aproveitam seu tempo livre para explorar as atrações locais, movimentando a economia e garantindo uma receita contínua que não depende de sazonalidade, complementando a experiência profissional com lazer e ainda abrindo possibilidade para que os visitantes retornem ao destino exclusivamente para entretenimento.

De olho nas oportunidades deste segmento, a gestão pública de Olímpia projeta investimentos voltados ao empreendedorismo e ao universo de negócios. Um dos próximos passos, de acordo com a Secretaria de Turismo de Olímpia, é criar um centro de convenções moderno que torne Olímpia ainda mais competitiva na atração desses eventos.

Iniciativa alinhada junto ao prefeito Geninho Zuliani, que avalia a estratégia a uma ligação direta com a vocação da cidade e à importante participação da iniciativa privada para a consolidação. “Nosso sonho é transformar Olímpia em um grande destino de entretenimento e também de negócios, aproveitando nossa estrutura hoteleira e a hospitalidade que já nos tornou referência no turismo de lazer. Queremos atrair convenções, feiras e eventos importantes para movimentar a cidade, especialmente na baixa temporada, fortalecendo o turismo e a economia local. A realização da 42ª Feira de Negócios do Grupo Total aqui em Olímpia é um exemplo claro do potencial que temos para nos consolidar como polo de turismo de negócios no estado de São Paulo”, destacou Geninho.

Para a Prefeitura, a aposta no turismo de negócios representa uma oportunidade estratégica para diversificar a economia e fortalecer a identidade turística de Olímpia. Além de manter a cidade em evidência no cenário estadual, a realização de grandes convenções garante benefícios diretos para hotéis, restaurantes, comércio e serviços, tornando o setor um dos motores do desenvolvimento local.

Secretarias Vinculadas
Seta
Versão do Sistema: 3.4.4 - 23/07/2025
Copyright Instar - 2006-2025. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia