A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, em parceria com o Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS-SP), inaugurou duas novas exposições no Museu de Arte Sacra e Diversidade Religiosa de Olímpia: “Diálogos Contemporâneos”, com obras de Andrea Goldschmidt, Thales Pomb e Bianca Foratori, e “Olhares Sagrados – A Espiritualidade na Cidade de São Paulo”.
Em “Diálogos Contemporâneos”, o público encontra interseções entre arte, cultura e religiosidade. Entre os destaques está “Mãe Mar”, série de 16 fotografias em cianotipia sobre tecido, técnica que produz imagens em tons de azul, que apresenta diferentes representações de Iemanjá. Outro destaque é “Pauoquismo”, conjunto de 20 telas em óleo que reflete, por meio da metáfora popular do “santo do pau oco”, as contradições entre aparência sagrada e interior profano.
Já a mostra “Olhares Sagrados – A Espiritualidade na Cidade de São Paulo” reúne 19 fotografias que revelam diferentes perspectivas sobre a espiritualidade na capital paulista, explorando manifestações culturais e religiosas, rituais e expressões de fé em espaços públicos e privados.
As exposições foram abertas em um ato simbólico realizado no último sábado (20), com a presença do prefeito Geninho Zuliani, acompanhado da primeira-dama, Ana Cláudia Zuliani, da secretária de Cultura e Defesa do Folclore, Priscila Foresti, da Diretora de Planejamento de Gestão do Museu de Arte Sacra de SP, Tatiana Ricci Curimbaba de Paula, o vereador Otávio Hial, do Frei Cláudio, convidados, apreciadores de arte e sociedade civil, que puderam participar de uma breve visita guiada.
Essa é a primeira troca de exposição do Museu realizada neste ano e conta com gestão e produção da Associação Paulista Amigos da Arte (APAA) e da Tudo Vira Cult SP, por meio da contemplação do município por um edital. Para a inauguração, o prédio histórico do Palacete Tonanni passou ainda por reparos e nova pintura para receber o público.
As mostras seguem abertas ao público até 22 de março de 2026, no Museu de Arte Sacra e Diversidade Religiosa de Olímpia. A iniciativa convida os visitantes a vivenciarem uma experiência de aproximação, contemplação e análise das múltiplas formas de expressão do sagrado, reafirmando o papel do MASDR-Olímpia como espaço de diálogo entre arte, cultura e espiritualidade.
O museu está aberto à visitação gratuita todos os dias, das 9h às 21h, na Rua David de Oliveira, 420 – Centro.
.JPG)