A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da Secretaria de Saúde, publicou no Diário Oficial Eletrônico nesta segunda-feira, 22 de setembro, a portaria que designa enfermeiros responsáveis técnicos para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias de Saúde da Família (ESF) do município. A medida entrou em vigor no dia 10 de setembro por meio da publicação de uma portaria.
Antes da mudança, a Atenção Primária era organizada por três Distritos Sanitários, cada um responsável por três unidades de saúde e uma academia da saúde. Os chefes distritais acumulavam funções administrativas e de supervisão das unidades, mas não conseguiam estar presentes com frequência. Isso dificultava acompanhar o trabalho das equipes, melhorar os fluxos de atendimento e monitorar indicadores, o que impactava diretamente a qualidade do serviço oferecido à população.
Agora, cada unidade de saúde terá um enfermeiro responsável técnico. Esses profissionais, que já atuavam junto ao Conselho Regional de Enfermagem (Coren), passam a gerenciar as equipes, os processos e os fluxos de trabalho dentro das unidades.
A Secretaria de Saúde destaca que a mudança vai trazer mais presença da gestão no dia a dia, garantindo que os serviços oferecidos à população sejam mais eficientes, contínuos e de melhor qualidade. Com isso, problemas serão resolvidos rapidamente, protocolos serão agilizados e o planejamento das atividades será mais eficaz, resultando em atendimento mais organizado e seguro para todos.
Além disso, os profissionais das unidades terão mais facilidade para lidar com férias, atestados, licenças e ocorrências de ponto, sem precisar se deslocar até a Secretaria de Saúde. Segundo a pasta, o trabalho já era realizado nas unidades, mas agora ficará mais ágil e eficiente, beneficiando diretamente a população.
Os enfermeiros já estão atuando nas unidades e aguardam apenas o treinamento no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) para exercer totalmente a função. As unidades contempladas são a ESF Custódio Ribeiro de Carvalho, a UBS Clodoaldo Marins Sarti, a ESF Gilberto Vicente Mora, a ESF Valter Stuk, o Centro de Referência do Idoso (CRI), a ESF Francisco Figueiredo Filho, a UBS Waldomiro Paiva Luz, a UBS Waldemar Lopes Ferraz e a ESF Dona Dalva Fernandes Moreda Ayusso.