A partir desta quarta-feira, 1º de outubro, os moradores da Estância Turística de Olímpia passam a contar com mudanças nos locais de atendimento para serviços relacionados a direitos trabalhistas, apoio ao empreendedorismo e defesa do consumidor. Com a inauguração da Casa do Empreendedor, a Prefeitura dá início a uma reestruturação no modelo de atendimento ao público, com vista a descentralizar os serviços e facilitar o acesso da população a orientações e demandas do dia a dia.
A nova organização dos atendimentos estabelece espaços específicos para cada demanda: a Casa do Empreendedor concentrará os serviços voltados aos pequenos negócios, o PROCON fixa o atendimento na sede da Secretaria de Inovação, e o Poupatempo seguirá responsável pelos atendimentos relacionados a tributos, Receita Federal e Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT).
A Casa do Empreendedor de Olímpia, cuja sede será inaugurada nesta terça-feira, 30 de setembro, será o novo ponto de referência para micro e pequenos empreendedores. Localizada na Avenida Aurora Forti Neves, nº 934, a unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, oferecendo orientações sobre formalização de empresas, acesso a linhas de crédito com juros reduzidos, além de cursos, oficinas e consultorias, e os atendimentos do SEBRAE AQUI e do Banco do Povo, que antes eram realizados no Poupatempo, agora serão redirecionados para a Casa do Empreendedor.
Outra mudança envolve o PROCON, órgão de defesa do consumidor, que passou a funcionar, recentemente, na sede da Secretaria de Inovação, localizada na Rua Durval Brito, nº 67, no Jardim Glória. O órgão continua a ser responsável por receber reclamações, orientar consumidores e realizar mediações em conflitos entre clientes e empresas. O horário de atendimento segue de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
O Poupatempo, por sua vez, continua com os atendimentos relacionados à área trabalhista e tributária. No endereço da Avenida Harry Giannecchini, nº 1691, no Jardim Toledo, seguem em funcionamento o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e os serviços da Receita Federal, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. No local, os cidadãos podem solicitar o seguro-desemprego, consultar pendências fiscais, obter orientações sobre CPF, além de resolverem questões relacionadas à declaração do Imposto de Renda.
Também permanece no Poupatempo o setor de Atendimento ao Cidadão da Secretaria de Planejamento e Finanças, no qual é possível realizar consulta e emissão de boletos de tributos municipais, acessar dados de cadastro imobiliário, solicitar parcelamentos de débitos e tirar segunda via de guias de pagamento.
Com as mudanças, a Prefeitura de Olímpia reforça o compromisso com a organização e melhoria dos serviços públicos. A iniciativa busca otimizar o acesso da população aos serviços essenciais, com mais agilidade, eficiência e conforto para cidadãos e empreendedores da cidade.
CONFIRA OS SERVIÇOS DE ATENDIMENTO PÚBLICO:
1. POUPATEMPO
Endereço: Avenida Harry Giannecchini, 1691 - Jardim Toledo
Atendimento: Segunda a sexta, das 09h às 17h
Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT)
• Intermediação de vagas de emprego
• Entrada no seguro-desemprego
• Emissão de carteira de trabalho digital
• Informações e orientação ao trabalhador
Receita Federal
• CPF: regularização, emissão, 2ª via
• Verificação fiscal
• Parcelamentos de dívidas
• Regularização de CPF
2. CASA DO EMPREENDEDOR
Endereço: Avenida Aurora Forti Neves, nº 934
Atendimento: Segunda a sexta, das 08h às 17h
Contato: (17) 3279-8909
Sebrae Aqui
• Apoio para quem quer abrir ou melhorar um negócio
• Cursos, oficinas e consultorias para empreendedores
• Orientação sobre formalização de MEI (Microempreendedor Individual)
Banco do Povo
• Empréstimos com juros baixos para microempreendedores
• Apoio financeiro para quem tem pequeno negócio ou quer começar um
3. SECRETARIA DE INOVAÇÃO, TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SUSTENTÁVEL
Endereço: Rua Durval Brito, nº 67, Jardim Glória
Atendimento: Segunda a sexta, das 08h às 17h
Telefone: (17) 3279-8909
PROCON
• Defesa do consumidor
• Reclamações contra empresas ou serviços
• Orientação sobre direitos do consumidor
• Mediação de conflitos entre clientes e fornecedores