A Casa do Empreendedor, uma iniciativa de fomento aos empresários e aspirantes ao mundo dos negócios, na Estância Turística de Olímpia, foi inaugurada nessa terça-feira, 30 de setembro. O espaço integra as ações do programa “Olímpia+Empreendedora” e é resultado da parceria público-privada entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Inovação, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável, como Sistema S de ensino, Sebrae-SP, e as empresas investidoras Condumax, Hot Beach, Tereos e Thermas dos Laranjais.
O evento contou com a presença de 150 pessoas, reunindo representantes do empresariado olimpiense, autoridades, imprensa e lideranças de instituições parceiras, como o SEBRAE, SENAI, SENAC, SEST/SENAT, SENAR, Apeti de Olímpia, ACIO, Sincomércio e Fecomércio, Centro Paula Souza e apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado.
Durante o evento, realizado na Câmara Municipal, o prefeito Geninho Zuliani destacou a relevância da iniciativa para a cidade, que já se consolidou como um dos principais destinos turísticos do país e possui forte vocação empreendedora. Para o prefeito, a Casa do Empreendedor é um marco para o desenvolvimento de toda a cidade, criado para fazer a diferença na geração de novos empregos e mais renda. “A Casa do Empreendedor nasce para apoiar nossos empresários e abrir portas para novos negócios. Olímpia é uma cidade de pessoas visionárias, que acreditam no potencial do turismo, da inovação e do trabalho. Este espaço é mais uma ferramenta para que o empreendedor cresça e, junto com ele, cresça também toda a nossa cidade”, afirma.
A parceria do município com a iniciativa privada e o sistema S de ensino profissional é estratégica para ampliar as oportunidades de qualificação em negócios, impulsionar a geração de emprego e renda e melhorar a qualidade de vida para a população.
O novo espaço, localizado na Av. Aurora Forti Neves, foi pensado para atender desde os pequenos negócios até empreendedores consolidados, ampliando oportunidades para os trabalhadores e incentivando a formalização de novos empreendimentos. Além de orientação empresarial, a Casa do Empreendedor terá agenda permanente de capacitações, consultorias e programas de incentivo à inovação.
O local contará com ampla oferta de cursos e oficinas de negócios, além dos atendimentos do SEBRAE AQUI e do Banco do Povo, destinos à orientação para abertura de empresas e serviço de acesso a crédito com juros reduzidos. Outro diferencial é a sala de coworking para que profissionais empreendedores tenho apoio com estrutura e acesso gratuito à internet.
Marco Vinholi, diretor técnico do Sebrae-SP, foi homenageado no evento pelo compromisso com o fortalecimento aos novos negócios e com a inovação no município de Olímpia. Vinholi destacou a importância da inauguração, ressaltando o perfil de negócios da cidade. “Olímpia se destaca como espelho para outros municípios quando o assunto é liderança e empreendedorismo. A cidade é conhecida como a Orlando Brasileira não à toa. Há 50 anos, com uns 30 mil habitantes, se alguém falasse que Orlando se tornaria a referência que é hoje ninguém acreditaria. Hoje, a região americana abriga 3 milhões de pessoas e é referência mundial em turismo. O paralelo mostra que acreditar no potencial local pode transformar Olímpia em grande polo de desenvolvimento e o investimento atual voltado para o fomento de negócios será o diferencial para um futuro promissor na região”, declarou Vinholi.
A cerimônia também prestou homenagem à empreendedora Cinthia Titoto, sócia-proprietária da Nininho Automecânica, reconhecida pela participação ativa no programa Olímpia+Empreendedora. Emocionada, a empresária destacou que a oportunidade foi um divisor de águas em sua trajetória profissional. “Essa iniciativa mudou a minha vida. Com o apoio e a capacitação que recebi, acredito ainda mais no meu potencial”, afirmou.
O programa Olímpia+Empreendedora teve investimento de R$1 milhão neste ano, com resultados concretos para a economia da cidade. Até o momento mais de 2 mil atendimentos foram realizados, entre capacitações e serviços; foram oferecidos 162 cursos com apoio do sistema S de ensino; cerca de 3.100 alunos foram capacitados em cultura empreendedora e 70 formalizações de MEI (microempreendedor individual) foram feitas.
A iniciativa da gestão municipal já alcançou um crescimento médio de 21% no faturamento das empresas apoiadas e, a meta com a construção da Casa do Empreendedor, é o aumento exponencial do retorno para os negócios locais. Diante dos resultados conquistados e da transformação da vida dos empreendedores envolvidos em apenas um ano de programa, a intenção é dobrar o investimento para 2026.
Para Wilson França, Secretário de Inovação, com a inauguração da Casa do Empreendedor, Olímpia reforça seu compromisso em se manter como cidade referência no apoio ao pequeno e médio empreendedor, aliando tecnologia, capacitação e desenvolvimento econômico ao seu já consolidado setor turístico.
“Nosso objetivo é criar um ambiente de apoio contínuo, que vai além de consultorias. Queremos que o empreendedor encontre aqui um espaço de referência, onde ele possa se capacitar, trocar experiências e transformar ideias em negócios de sucesso”, finaliza França.
Os programas de capacitação e atendimento visam alcançar pessoas em toda a região imediata, com foco no crescimento do município como polo de desenvolvimento e de transformação para um futuro melhor.
Após a cerimônia, os presentes se dirigiram à sede da Casa do Empreendedor para a abertura da fita de inauguração e visita às instalações.
SERVIÇO:
Casa do Empreendedor
Av. Aurora Forti Neves, nº 934 - Centro
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
WhatsApp: (17) 3279-8909