O Grupo Parafolclórico Frutos da Terra será o único representante do Brasil em dois grandes festivais culturais no México, entre os dias 8 e 19 de outubro. A delegação parte de Olímpia, rumo ao estado de Veracruz, no dia 7, levando na bagagem a alegria e a força das tradições populares brasileiras.
A primeira parada do grupo será na 8ª Edição do Festival Internacional de Folklore, que acontece entre os dias 8 e 12 de outubro. Na sequência, os integrantes seguem para a cidade de Coscomatepec, reconhecida pelo governo mexicano como “Pueblo Mágico”, título concedido a locais que preservam e valorizam sua riqueza cultural. Lá, o Frutos da Terra participa da 4ª Edição do Festival Internacional de Folklore Coscomatepec Pueblo Mágico 2025, entre os dias 13 e 19 de outubro.
Com 23 integrantes – entre dançarinos, músicos e diretores – o Frutos da Terra levará ao público mexicano um espetáculo que percorre diferentes regiões do Brasil. O repertório inclui a delicadeza do pau de fitas, o ritmo marcado do xaxado, o calor do frevo, o balanço do baião e da quadrilha, a roda animada da ciranda e o samba, símbolo da identidade cultural brasileira.
De acordo com Loraine Melissa Fogagnoli, uma das fundadoras do grupo, a seleção das danças foi pensada para valorizar a diversidade do país. “No México, vamos focar na cultura do Sudeste, para enaltecer nossa região e mostrar tradições menos conhecidas mundialmente. Também levaremos danças do Norte e do Nordeste, que são mais populares, e, claro, o samba, que é uma marca do Brasil e promete contagiar o público”, afirmou.
Fundado em 2007, o Frutos da Terra tem como missão de preservar e difundir a cultura popular brasileira. Ao longo de sua trajetória, já representou Olímpia em diversos países e, agora, com apoio da Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, volta a levar a arte e a identidade cultural da cidade para além das fronteiras nacionais.