A Secretaria Municipal de Saúde da Estância Turística de Olímpia definiu o cronograma da campanha de vacinação contra o papilomavírus humano (HPV), estendida para jovens de 15 a 19 anos, nesta semana. O calendário foi aprovado no Departamento Regional de Saúde (DRS) de Barretos na última sexta, dia 03. A reunião, com o foco na estratégia de atualização de caderneta de vacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos, foi realizado pela Carla Penha, diretora do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE)
Durante o encontro foram discutidos detalhes sobre o cronograma e a logística de distribuição das vacinas dos municípios da DRS de Barretos. Na ocasião, representantes da Saúde Pública das 18 cidades da regional alinharam estratégias de atualização da caderneta de vacinação de menores, especialmente contra o HPV, a partir de outubro.
Em Olímpia, a nova campanha terá início na 4ª fase da mobilização, a partir do dia 03 de novembro. O objetivo será ampliar a cobertura vacinal para meninos (as) e adolescentes antes da iniciação sexual, agora ampliando as doses para a faixa etária dos 15 até os 19 anos.
O HPV, vírus que afeta a pele e as membranas mucosas do corpo humano, é responsável por infecções que podem causar diversos tipos de cânceres. A vacina contra o HPV oferecida pelo SUS, por sua vez, reduz em 58% os casos de câncer do colo do útero e em 67% as lesões pré-cancerosas graves causados por este vírus no Brasil, segundo estudos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em 2023.
A Secretaria de Saúde de Olímpia reforça que a vacina é segura, gratuita e fundamental para a proteção dos jovens. As doses estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município, seguindo o calendário regional.
A população olimpiense, entre 15 e 19 anos, deve se atentar para o início da campanha a partir de 03 de novembro. Para receber a dose, é necessário que os jovens se apresentem nas unidades básicas de saúde (UBS) portando documento de identificação e a carteira de vacinação.