Você sabia que cerca de 16 milhões de brasileiros são diabéticos? O Brasil é o 5° país com a maior incidência desta doença no mundo, segundo o Atlas da Federação Internacional de Diabetes. Mas, esse quadro pode ser transformado com conscientização: o diabetes mellitus, doença crônica de insuficiência de insulina e, consequentemente, alto nível de glicemia (açúcar) no sangue, pode ser prevenido com hábitos mais saudáveis.
Para promover o combate ao diabetes, ao sedentarismo e à obesidade, fatores que propiciam o surgimento da doença, a Estância Turística de Olímpia prepara uma atividade especial gratuita para reforçar os cuidados com a saúde em novembro.
No dia 13, quinta, acontece o Dia de Conscientização ao Diabetes, uma ação da Prefeitura em celebração ao Dia Mundial do Diabetes (14 de novembro), com o objetivo de promover hábitos saudáveis e facilitar o acesso a informações sobre o controle da doença.
A iniciativa, uma parceria entre a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude e Secretaria de Saúde, contará com palestra com a Drª Suelen Mazer Laraia, médica especialista em endocrinologista e metabologista, às 18h, no Complexo Esportivo e Lazer, localizado na Av. Cinquentenário s/n, no Jardim Paulista.
Após o encontro, haverá uma caminhada de 30 minutos no local, em uma tentativa de estimular a prática regular de exercício físico.
O secretário de Esporte, José Roberto Pimenta (Zé Kokão), explica que a prática esportiva somada à alimentação balanceada e ao acompanhamento médico regular são pilares essenciais para prevenir a doença. Caminhadas, alongamentos, ginástica e outras modalidades ajudam a reduzir o açúcar no sangue e a promover equilíbrio e bem-estar.
“O esporte é um grande aliado no combate ao diabetes, fortalecendo o organismo e melhorando o uso da insulina pelo corpo. Quando mantemos uma rotina ativa, prevenimos problemas e ganhamos mais disposição. Cuidar da saúde começa com o simples gesto de se movimentar”, incentiva o secretário, que também é educador físico.
O encontro visa ajudar pacientes e familiares a entenderem a diferença entre diabetes tipo 1 e tipo 2, aprenderem a reconhecer sinais de alerta para diagnóstico precoce e a importância dos esportes no dia a dia.
A Prefeitura reforça o convite para que toda a comunidade participe, cuide da saúde e faça parte dessa mobilização pela qualidade de vida.









