Ir para o conteúdo

Prefeitura da Estância Turística de Olímpia-SP e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Prefeitura da Estância Turística de Olímpia-SP
Acompanhe-nos:
Rede Social Instagram
Rede Social Youtube
Rede Social Facebook
Notícias
NOV
12
12 NOV 2025
GESTÃO E CIDADE INTELIGENTE
Olímpia investe na qualificação de mais mil servidores e soma mais de 13 mil horas de treinamentos em 2025
receba notícias

A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia retomou em 2025 um importante projeto voltado à valorização e qualificação dos servidores públicos: a Escola do Servidor. Instrumento de melhoria da gestão municipal, a iniciativa já capacitou mais de mil servidores, somando mais de 13,5 mil horas de treinamentos neste ano.

O balanço da Divisão de Recursos Humanos da Secretaria de Gestão e Cidade Inteligente, que coordena o projeto, evidencia o empenho da administração municipal na busca por eficiência e aprimoramento dos serviços prestados à população.

As formações foram promovidas em parceria com órgãos estaduais, escolas de governo, especialistas e multiplicadores internos, garantindo conteúdo técnico atualizado e aplicável à rotina de trabalho.

A última capacitação, ministrada na terça, 11, por Diogo Tavares da Silva, Chefe do Setor de Inteligência de Negócio, Integração e Desenvolvimento, é um dos exemplos da modernização do serviço público. Com a temática “Construindo uma cultura de dados na Gestão Pública com Power BI”, o encontro promoveu a conscientização sobre uso da tecnologia nos processos administrativos para chefes, diretores e escriturários da Prefeitura, promovendo integração, otimização e qualidade de gerenciamento do trabalho para melhoria dos serviços públicos.

Ao todo, desde o início do ano, 20 treinamentos foram oferecidos nas mais diversas áreas da administração pública, incluindo planejamento estratégico, inteligência emocional, técnicas laborais, trabalho colaborativo, processos internos, e até mesmo treinamento do uso de softwares do cotidiano, entre outras capacitações.

Os cursos de Inteligência Emocional, que recebeu mais de 2 mil horas ministradas no primeiro semestre, e Inteligência Emocional Aplicada à Liderança, com 1.600 horas no segundo semestre, foram os destaques do ano. Em seguida, o curso de Licitações alcançou o total de 1.740 horas de aulas apresentadas.

A Secretaria de Saúde também recebeu qualificações específicas, com destaque para o treinamento de exame de papanicolau, com 90 horas de curso voltado para a rede, e para a padronização em recepção de saúde, que somou 300 horas. As turmas de Primeiros Socorros receberam cerca de 600 horas de treinamento prático ao longo do ano.

Além disso, servidores de carreira de Olímpia participaram ativamente da promoção de cursos internos, compartilhando conhecimento e experiências com colegas de outros setores. Um exemplo foi o workshop sobre Fluxos e Metas, realizado em outubro, pelo Núcleo de Gestão Pública, que foi ministrado pelos gestores da própria administração.

Para Sandro Magalhães, diretor de Gestão de Recursos Humanos, a alta adesão demonstra o interesse do servidor em se desenvolver profissionalmente e contribuir com uma gestão mais moderna e humanizada.

“O investimento em capacitação é um investimento direto na qualidade do serviço público. Quanto mais preparados estiverem nossos servidores, melhor será o atendimento à população”, destacou o chefe do RH municipal.

Para o próximo ano, a Prefeitura estuda ampliar a oferta de cursos, com foco em capacitações digitais e de liderança. No início de 2026, será realizado um levantamento sobre as necessidades e expectativas dos servidores, visando identificar novos conhecimentos, habilidades e atitudes a serem desenvolvidos.

A Prefeitura de Olímpia mantém o propósito de investir continuamente na formação dos servidores, oferecendo oportunidades de crescimento e atualização a todos os colaboradores. O objetivo é construir uma administração cada vez mais preparada para lidar com os desafios cotidianos e mais próxima da comunidade.


 
Seta
Versão do Sistema: 3.4.4 - 23/07/2025
Copyright Instar - 2006-2025. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia