A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da Secretaria de Saúde, reforça o chamado aos beneficiários do Programa Bolsa Família para que realizem o acompanhamento obrigatório de saúde. A orientação é que o procedimento seja realizado até o dia 15 de dezembro, por isso, quem ainda não compareceu deve procurar com urgência a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência.
A atualização é essencial para a manutenção do benefício e garante o acesso das famílias aos serviços básicos de saúde, contribuindo para o bem-estar e a melhoria das condições de vida.
O acompanhamento das condicionalidades de saúde é uma exigência do Governo Federal e deve ser realizado semestralmente pelas equipes de Atenção Primária à Saúde. Durante o processo, são avaliadas crianças menores de sete anos, gestantes e mulheres de 14 a 44 anos. O acompanhamento verifica o peso, altura e vacinação das crianças, além do pré-natal das gestantes e a situação de saúde das mulheres.
Para o atendimento, é necessário que os beneficiários procurem a unidade de referência levando documento de identificação, o cartão do Bolsa Família ou Número de Identificação Social (NIS), a caderneta de saúde da criança e o cartão da gestante, quando for o caso. Os dados são inseridos pelas equipes de saúde no Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família na Saúde, plataforma oficial do Governo Federal.
As famílias que não realizarem o acompanhamento podem ter o benefício bloqueado, suspenso ou até cancelado. A Secretaria de Saúde reforça a importância da participação de todos para que o município alcance a meta e para que as famílias mantenham o direito ao benefício.
Para mais informações, os beneficiários devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima ou entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde.









