A Estância Turística de Olímpia deu mais um passo importante para ampliar a integração regional e potencializar o fluxo de visitantes na microrregião. Em reunião com o prefeito de Severínia, Guilherme Sechieri, a Secretaria Municipal de Turismo apresentou um estudo atualizado sobre destinos complementares que podem compor um novo roteiro turístico regional, capaz de estender a permanência dos visitantes e diversificar suas experiências para além dos já consolidados parques aquáticos de Olímpia.
A proposta resgata um trabalho idealizado ainda durante o mandato do atual prefeito de Olímpia, Geninho Zuliani, quando exercia a função de deputado federal, e que agora retorna atualizado às necessidades e oportunidades atuais do setor. O foco é promover sinergia entre Olímpia e as cidades vizinhas, iniciando por Severínia, para que cada município contribua com suas potencialidades, criando um circuito que valorize a complementaridade da oferta turística.
Olímpia, reconhecida nacionalmente pelo turismo de lazer e grandes empreendimentos, busca fortalecer o posicionamento regional a partir de novos atrativos que possam ampliar a jornada do visitante. Severínia surge como parceira estratégica ao oferecer características que enriquecem a experiência turística, como o turismo rural e ecológico, vivências gastronômicas autênticas e o já tradicional cicloturismo — especialmente no distrito de Álvora, rota bastante procurada por ciclistas da região.
“O objetivo deste estudo é transformar uma visita de três ou quatro dias em Olímpia em uma experiência de cinco ou seis dias na região. Quem vem pelo agito dos parques pode encontrar em Severínia a tranquilidade do campo, a culinária caipira e atividades como o cicloturismo”, destaca o secretário municipal de Turismo, Beto Puttini.
Além de ampliar a oferta ao visitante, a criação do roteiro regional é vista como uma estratégia de desenvolvimento econômico. Com mais atrativos e distribuição de fluxo, a renda gerada pelo turismo tende a se espalhar entre os municípios vizinhos, fortalecendo pequenos empreendedores, propriedades rurais, pousadas e iniciativas ligadas ao agronegócio.
Entre os principais benefícios projetados estão:
• Aumento da permanência média, ampliando o consumo e o impacto econômico na região;
• Diversificação do público, atraindo perfis como ecoturistas, apreciadores da gastronomia regional e viajantes de experiência;
• Geração de renda e estímulo à economia local, integrando novos empreendimentos e comunidades ao fluxo turístico;
• Promoção conjunta, aproveitando a força da marca Olímpia para impulsionar toda a região em feiras, campanhas e eventos nacionais.
A partir desta interlocução inicial, a expectativa é que os municípios avancem agora no mapeamento dos ativos turísticos, na formatação de produtos, no planejamento de sinalização e nas adequações logísticas necessárias para consolidar o novo circuito regional. A iniciativa reforça a visão compartilhada de que o turismo é um dos principais vetores de desenvolvimento sustentável da microrregião, promovendo integração, fortalecimento econômico e novas oportunidades para todos os envolvidos.