A norma busca fortalecer a imagem do destino turístico como um espaço socialmente responsável, sendo uma medida estratégica para unir economia, turismo e inclusão. A nova legislação formaliza uma política pública contínua com ações permanentes na cidade.
O programa, sancionado pelo prefeito Geninho Zuliani, é uma iniciativa pioneira para valorizar a experiência de vida, ampliar o empreendedorismo e incentivar a empregabilidade de pessoas com mais de 50 anos em trabalhos tradicionais ou flexíveis com jornada reduzida, contratos intermitentes e prestação de serviços autônomos.
Para o prefeito, a medida reforça o compromisso de Olímpia com o turismo inclusivo. “Nosso município cresce quando todos crescem juntos. As pessoas 50+ têm muito a contribuir, especialmente no turismo, onde acolhimento, história e sensibilidade fazem toda a diferença. Este programa reconhece e valoriza essa riqueza humana”, destaca Geninho.
O secretário de Turismo, Beto Puttini, também celebrou a criação da política pública. “Estamos abrindo portas reais para que esse público encontre novas formas de atuação, seja no mercado formal, seja empreendendo. Olímpia ganha força porque valoriza talentos, independentemente da idade”, afirma Puttini.
A Secretaria Municipal de Turismo será responsável pela coordenação das ações, em parceria com pastas como Inovação, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Gestão e Cidade Inteligente, Fundo Social de Solidariedade, Instituto OLÍMPIAPREV Prev, além do apoio a instituições sociais públicas e privadas.
Com o intuito de promover a diversidade etária no mercado de trabalho e fomentar os vínculos intergeracionais entre os profissionais do turismo, o programa “Histórias que Trabalham 50+” fortalece a cidade como um destino acolhedor e comprometido com a inclusão de todos e todas.
Para isso, o programa será dividido em etapas, que incluem a criação de um Banco de Talentos, entrevistas e o encaminhamento dos candidatos para o mercado de turismo local e estímulo ao empreendedorismo. Além disso, a legislação prevê que o projeto seja avaliado anualmente pelo Observatório de Turismo de Olímpia (OTO).
A primeira etapa de cadastramento deve se encerrar em 19 de dezembro, com mapeamento do público-alvo e lista preliminar de inscritos. Paralelamente, a triagem dos perfis será feita até o final do mês, com elaboração de currículos pela Secretaria de Turismo para selecionar os perfis profissionais adequados ao mercado turístico, após atendimento individual e inserção das informações profissionais no Banco de Talentos Digital 50+.
A partir de 05 de janeiro de 2026, a secretaria articulará com as empresas do trade turístico local, promovendo contato direto com hotéis, parques, agências, restaurantes e demais atrativos, para entrega dos currículos conforme a demanda.
As empresas que aderirem ao programa devem receber incentivos como auxílio na divulgação de materiais promocionais e prioridade em convites e em eventos turísticos municipais.
O banco digital de talentos 50+ será disponibilizado para as organizações parceiras locais. A ideia é que os idosos participantes do programa já iniciem o próximo ano com uma boa oportunidade de trabalho à vista.
Com a implementação do “Histórias que Trabalham 50+”, a Prefeitura reafirma que a gestão humanizada e voltada ao desenvolvimento social, econômico e inclusivo é uma prioridade. Ao valorizar a trajetória e o potencial das pessoas acima de 50 anos, a gestão municipal consolida um modelo de turismo mais acolhedor, diversificado e sustentável, ampliando oportunidades para toda a população.









