Em referência à Semana da Consciência Negra, a sessão gratuita de cinema do Pontos MIS terá temática especial. No próximo sábado, dia 22 de novembro, será apresentado o clássico nacional “Sinhá Moça” (Brasil), que retrata o movimento abolicionista no século XIX. A exibição ocorrerá na Casa da Cultura, às 14h30.
Com classificação de 12 anos, o filme leva o público ao Brasil do século XIX, destacando as tensões da luta pela abolição. A narrativa acompanha Sinhá Moça, filha de um fazendeiro escravocrata que retorna de São Paulo com ideias libertárias, e seu envolvimento com Rodolfo, jovem advogado defensor da causa.
Dirigido por Tom Payne e Oswaldo Sampaio, o longa é um dos destaques do estúdio Vera Cruz, reunindo romance, enfrentamento e defesa da liberdade em plena era escravocrata. A produção foi reconhecida internacionalmente, recebendo prêmios como o Urso de Prata (Berlim) e o Leão de Bronze (Veneza).
Ao longo desta semana, a Prefeitura de Olímpia promove diversas atividades gratuitas que convidam à reflexão sobre o respeito às diferenças e à valorização da ancestralidade que moldou – e continua moldando – a história do país.
Última sessão do mês
Encerrando a programação de novembro, no sábado, dia 29, às 14h30, será exibido o filme “Amor de Mumu” (China). A produção conta a história de Xiao Ma, um pai surdo que trabalha como mecânico, e de sua filha Mumu, sua principal ponte de comunicação com o mundo. Quando Mumu decide se integrar à comunidade de ouvintes, a relação entre os dois passa por grandes transformações. A sessão será legendada e voltada para maiores de 12 anos.
As sessões são gratuitas. Para participar, basta comparecer à Casa da Cultura, localizada na Rua São João, nº 942 – Centro, nas datas e horários programados.
Vale ressaltar que as exibições realizadas mensalmente fazem parte do Pontos MIS, programa do Museu da Imagem e do Som, do Governo do Estado, em parceria com a Secretaria de Cultura e Defesa do Folclore.









