Na contagem regressiva para o Festival do Folclore de Olímpia de 2026, foi dada a largada para os preparativos da 62ª edição. Os grupos interessados em se apresentar podem se inscrever até 06 de janeiro do próximo ano.
Em 15 dias de prazo aberto, 39 grupos de 16 estados brasileiros já fizeram o seu cadastro. Reconhecido como um dos maiores encontros da cultura popular do Brasil, o FEFOL reúne anualmente centenas de artistas, celebra manifestações tradicionais e fortalece a preservação da memória e da diversidade cultural brasileira. Na última edição, mais de 160 mil pessoas passaram pelo Recinto do Folclore ao longo dos nove dias de festa.
Podem participar grupos folclóricos, parafolclóricos e artístico-culturais de todas as regiões brasileiras. Para manifestar o interesse, os grupos deverão preencher o formulário de inscrição e anexar os materiais obrigatórios: histórico, fotos e vídeos em alta qualidade, além das informações técnicas necessárias. Todas as diretrizes e critérios constam no regulamento oficial disponível no site.
As inscrições devem ser feitas online, exclusivamente pelo site da Prefeitura, na aba da Secretaria de Cultura e Defesa do Folclore. O acesso ao formulário está disponível também no site do FEFOL.
Após o período de inscrições, a Comissão Organizadora será responsável pela seleção dos grupos inscritos, priorizando a diversidade cultural, a representatividade regional e o alinhamento com o propósito do festival. Os selecionados serão informados até o dia 30 de janeiro de 2026, e deverão confirmar participação até 15 de março de 2026.
O 62º Festival do Folclore de Olímpia será realizado de 01 a 09 de agosto de 2026, celebrando o Jubileu de Alecrim e tendo como homenageado o estado do Rio de Janeiro. O FEFOL é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Defesa do Folclore, com apoio de projetos de incentivo cultural, parceiros institucionais e patrocínio de empresas olimpienses.
“O FEFOL transcende a festa. Ele preserva tradições, conecta gerações e fortalece o patrimônio imaterial do nosso país. Olímpia enquanto Capital Nacional do Folclore renova esse compromisso com a cultura popular há mais de 60 anos. A metodologia das inscrições garante ampla participação de grupos interessados e celebra o papel da cidade como guardiã da nossa diversidade”, destaca o prefeito Geninho Zuliani.
A Secretaria de Cultura e Defesa do Folclore reforça a importância de os grupos interessados lerem atentamente o regulamento, que define responsabilidades, regras de participação e orientações logísticas, para garantir planejamento da festa e o compromisso dos selecionados.
O festival contará com apresentações no palco principal e em diversos outros pontos da cidade, além de oficinas, rodas de conversa, atividades formativas e ações integradas com a comunidade escolar. A programação é totalmente gratuita.
INSCRIÇÕES: https://www.olimpia.sp.gov.br/portal/secretarias-paginas/288/inscricoes-dos-grupos---62-fefol/
CANAIS OFICIAIS:
http://www.folcloreolimpia.com.br
http://www.facebook.com/folcloreolimpiaoficial
http://www.instagram.com/fefoloficial
https://www.youtube.com/@FolcloreOlímpia