A Estância Turística de Olímpia deu mais um importante passo na diversificação do turismo local ao lançar oficialmente, nesta segunda-feira (22), a primeira edição do Festival Gastronômico “Sabores de Olímpia”, iniciativa que une gastronomia, turismo, cultura e desenvolvimento econômico para valorizar os empreendedores locais e fortalecer a identidade gastronômica do município.
Promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, em parceria com o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), a Associação Olimpiense de Hotéis, Pousadas, Bares e Restaurantes (AOHPBR) e com o apoio do Sebrae, o festival será realizado de 13 a 31 de julho e contará com a participação de 16 restaurantes e estabelecimentos gastronômicos da cidade.
A proposta é transformar Olímpia em uma grande rota de sabores, convidando moradores e turistas a explorarem diferentes regiões do município, conhecerem novos estabelecimentos e vivenciarem experiências gastronômicas exclusivas, criadas especialmente para o evento.
Um dos diferenciais desta primeira edição será a utilização da mandioca como ingrediente-tema, que servirá de inspiração para a composição dos pratos autorais desenvolvidos pelos participantes. A iniciativa busca evidenciar a versatilidade do ingrediente, valorizando a criatividade dos chefs e a riqueza da culinária regional. Os pratos participantes serão apresentados oficialmente na próxima semana.
Além de impulsionar a gastronomia local, o festival tem como objetivo fomentar a economia, fortalecer os pequenos negócios e ampliar a permanência dos visitantes na cidade, agregando uma nova experiência ao destino turístico que já é referência nacional em entretenimento e hospitalidade.
O secretário municipal de Turismo, Beto Puttini, destacou a importância da iniciativa para a expansão do setor turístico. “Olímpia já é uma potência no turismo nacional e agora queremos mostrar que nossa cidade também possui uma gastronomia rica, criativa e capaz de encantar visitantes. O Festival Sabores de Olímpia nasce para valorizar nossos empreendedores, movimentar a economia e criar uma nova experiência turística, com um enorme potencial para consolidar Olímpia também como destino gastronômico”, ressaltou. O prefeito Geninho, apoiador da iniciativa, também participou do lançamento.
Outro diferencial do festival será a participação ativa do público. Para tornar a experiência ainda mais interativa, foi desenvolvida uma plataforma digital que permitirá aos visitantes conhecer os estabelecimentos participantes, consultar os pratos e registrar avaliações durante o período do evento.
Além de contribuir para a escolha dos destaques do festival, os consumidores poderão acumular selos de participação e, ao atingir a quantidade mínima estabelecida, concorrer a prêmios. A participação será por meio de QRCode para acesso à plataforma do festival.
Participam desta primeira edição os seguintes estabelecimentos: Aurora Restaurante e Pizzaria, Bella Grill Pizzaria Hamburgueria e Restaurante, CA Home Restaurante, Estação 188, Estância da Picanha, Farol Bar e Restaurante Olímpia, Flor do Campo Cozinha Saudável, Haragano’s Steak e Pizzas Gourmet, Kauai Gastrobar, Mix Picanha Restaurante e Hamburgueria, Oliva Restaurante, Rock In Ribs, Terraço Hot Beach Restaurante, Tropicália Restaurante e Pizzaria, Tropicália Terra e Mar e Villa da Vó Restaurante e Pizzaria.