A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da Secretaria de Cultura e Defesa do Folclore, promove mais uma atividade gratuita em parceria com o programa Pontos MIS. Desta vez, o público poderá participar da oficina “Vampiros: as criaturas da noite nas lendas populares, na literatura e no cinema”, que será realizada no dia 23 de setembro, às 18h, na ECO – Estação Cultural de Olímpia.
Voltada para participantes a partir de 16 anos, a oficina oferece 40 vagas e propõe um estudo sobre a trajetória dos vampiros, desde sua origem como figuras do folclore europeu até sua transformação em personagens marcantes da literatura e do cinema.
As inscrições poderão ser realizadas por meio de formulário online, pelo link https://tinyurl.com/3xkf5sj7, e seguem até o dia 23 de setembro, às 12h. As vagas são gratuitas e limitadas.
Durante a atividade, os participantes irão conhecer aspectos históricos e culturais relacionados às lendas de vampiros e compreender como essas criaturas passaram de seres associados a superstições e figuras repulsivas a personagens fascinantes, sedutores e sofisticados na ficção.
A oficina também abordará obras importantes para essa transformação, como “O Vampiro” (1819), de John William Polidori, com o personagem Lorde Ruthven; “Carmilla” (1872), de Sheridan Le Fanu; e “Drácula” (1897), de Bram Stoker. A partir desses exemplos, será discutida a evolução dos vampiros na literatura e no cinema e as diferentes representações construídas ao longo do tempo.
A atividade também irá abordar a modernização dos vampiros, que passaram a ser representados como personagens urbanos e contemporâneos, além das diferentes metáforas e significados associados às figuras dos sugadores de sangue na cultura.
A oficina será ministrada por Carlos Primati, crítico e pesquisador de cinema especializado na produção de filmes fantásticos, especialmente dos gêneros horror, ficção científica e fantasia. Primati desenvolve estudos sobre o tema e publica artigos em revistas e livros.
Com dez anos de atuação como oficineiro do Programa Pontos MIS, Carlos Primati também já ministrou cursos de cinema no Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS).
A ação integra a programação do Pontos MIS, iniciativa do Museu da Imagem e do Som de São Paulo que busca ampliar o acesso à formação cultural e audiovisual em municípios paulistas por meio de oficinas, palestras, exibições de filmes e outras atividades gratuitas.
SERVIÇO
Oficina: Vampiros: as criaturas da noite nas lendas populares, na literatura e no cinema
Programa: Pontos MIS
Oficineiro: Carlos Primati
Data: 23 de setembro (quarta-feira)
Horário: 18h
Local: ECO – Estação Cultural de Olímpia – Rua Coronel José Medeiros, 477, Patrimônio de São João Batista
Público-alvo: participantes a partir de 16 anos
Vagas: 40 vagas gratuitas
Inscrições: até 23 de setembro, às 12h, pelo link https://tinyurl.com/3xkf5sj7.









