Você sabe o que é bem-estar animal?
Para entender a definição de bem-estar animal, é preciso conheceras Cinco Liberdades. O conceito surgiu em 1965 no Reino Unido, a partir do Relatório Brambell, elaborado em resposta a preocupações sobre o bem-estar dos animais de criação. O Comitê Brambell foi estabelecido para investigar as condições dos animais em sistemas de produção intensiva. O relatório resultante recomendou que os animais tivessem liberdade de se levantar, deitar-se, virar-se, limpar-se e esticar seus membros. Esses conceitos evoluíram para as Cinco Liberdades, amplamente adotadas globalmente como um padrão para o bem-estar animal.
São elas:
1. liberdade de fome e sede, garantindo acesso à água e alimentação adequada;
2. liberdade de desconforto, com um ambiente apropriado e área de descanso;
3. liberdade de dor, lesões e doenças, com prevenção e tratamento rápido;
4. liberdade de expressar comportamentos naturais, proporcionando espaço e companhia adequada; e
5. liberdade de medo e estresse, assegurando um ambiente que evite sofrimento mental.
Uma abordagem alternativa às Cinco Liberdades é o Modelo dos Cinco Domínios, desenvolvido na década de 1990 por David Mellor e Cam Reid, com o objetivo de fornecer uma visão mais detalhada e holística do bem-estar animal. Enquanto as Cinco Liberdades focavam principalmente na prevenção do sofrimento, o Modelo dos Cinco Domínios ampliou essa perspectiva, reconhecendo a importância dos estados emocionais positivos para o bem-estar geral dos animais. São eles:
1. nutrição, que assegura alimentação e hidratação adequadas;
2. ambiente, que garante condições confortáveis e seguras;
3. saúde, focada na prevenção e tratamento de doenças e lesões;
4. comportamento, que permite a expressão de comportamentos naturais; e
5. estado mental, que considera como os outros domínios influenciam o bem-estar emocional do animal.
Adoção de animais
A adoção de cães e gatos é um serviço oferecido pela Secretaria de Zeladoria e Meio Ambiente que visa encontrar tutores para cães e gatos que estão sob tutela do município, pois foram retirados dos antigos tutores por causa de maus-tratos ou sofreram atropelamento e não tinham tutor.
Todos os animais aptos para adoção são saudáveis e estão com as vacinas em dia, além de estarem castrados, vermifugados e microchipados, com exceção de filhotes, que têm o procedimento de castração garantido ao completarem a idade mínima exigida para a cirurgia (seis meses).
Macho ou Fêmea?
Para adotar, o interessado pode agendar um horário para conhecer os animais. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O agendamento pode ser feito pelos telefones 17- 32794886.
Antes de adotar, importante considerar que um pet demanda gastos com alimentação e eventuais cuidados veterinários, espaço na residência e tempo para limpeza do ambiente e passeios. A equipe do Centro de Acolhimento Animal “São Francisco de Assis” realizará uma visita ao tutor após 30 dias da adoção para checar a adaptação e a rotina do animal, assim como as condições do ambiente.
Documentos Necessários para adoção animal:
Documento pessoal com foto (RG ou CNH) e comprovante de endereço de Olímpia. Os documentos podem estar no formato digital.
Dúvidas e informações
(17) 3279-4886.
(17) 99766-6668.