14 MAI 2018
Prefeitura firma novas parcerias com a PM para reforçar a segurança

Visando intensificar as ações voltadas à segurança pública e viária da Estância Turística de Olímpia, o prefeito Fernando Cunha celebrou, na manha desta segunda-feira (14), novas parcerias com a Polícia Militar.

Uma delas é a conquista de mais uma viatura da Força Tática e mais policiais em atuação no município. A Força Tática iniciou os trabalhos em Olímpia em maio do ano passado, agora, com a aquisição, a cidade passa a contar com dois veículos Toyota SW4 e oito policiais em atividade.

O efetivo e as viaturas foram apresentadas ao prefeito nesta manhã, na sede da 2ª Cia de PM, com a presença do comandante da base Capitão Righetti e do Comandante do 33º Batalhão de PM de Barretos, Coronel Marcondes. Também estiveram presentes o Tenente Vilela, que será responsável pelo trabalho da Força Tática em Olímpia, o secretário de Governo, Guto Zanette, e policiais militares.

Segundo o Coronel Marcondes, a PM é parceira do município nas ações de segurança. “Ano passado, o capitão Righetti levou até mim o anseio do prefeito em conseguir a Força Tática. Nós concluímos o estudo para viabilizar e conseguimos a aprovação junto ao Comando. Agora, diariamente nós temos as viaturas de Força Tática em Olímpia, atuando no combate ao tráfico, apoiando as viaturas em ocorrências mais graves e nós temos obtido bons resultados. Foi criado o Grupamento de Força Tática de Olímpia e nós temos policiais motivados e comprometidos em atuar na proteção do cidadão”, destacou.

Para o Capitão Righetti, os índices de criminalidade de Olímpia não são alarmantes, mas a Força Tática vem para ampliar as ações de prevenção. “A Força Tática tem como finalidade atuar em crimes mais graves, mesmo não sendo comum na cidade esse tipo de delito, é necessário trabalhar na prevenção. Então, é uma viatura diferenciada com um material reforçado que propicia ações diversas. Vem somar com os demais programas de policiamento que nós temos e na proteção das pessoas. Olimpia atingiu todas as metas estabelecidas pela Secretaria de Segurança Pública, então eu diria que a cidade está propiciando uma qualidade de vida para a população. A PM é uma engrenagem nesse sistema complexo de segurança pública, mas estamos todos atuando juntos em defesa do cidadão”, ressaltou o comandante da 2ª Cia.

Ainda na ocasião, o prefeito Fernando Cunha assinou a renovação de um convênio, que delega ao Estado o exercício de competências atribuídas ao município, visando à execução de serviços de engenharia, fiscalização, policiamento e controle de tráfego e trânsito nas vias municipais.

A celebração tem o objetivo de implantar e otimizar a fiscalização e autuação das infrações de trânsito de competências municipais pelo efetivo policial militar, ligadas diretamente à preservação da ordem pública local, previstas no artigo 24 do Código de Trânsito Brasileiro.

Dessa forma, a Polícia Militar ficará responsável por operar o trânsito de veículos, pedestres e animais; no sistema de sinalização e equipamentos de controle viário; na fiscalização e aplicação de penalidades; coleta de dados estatísticos; entre outros.

OUTRAS AÇÕES

De acordo com o prefeito Fernando Cunha, além das medidas anunciadas, o município vem, desde o ano passado, trabalhando para melhorar a estrutura de segurança da população. A Atividade Delegada, por exemplo, teve seu horário de atendimento ampliado nos distritos de Ribeiro dos Santos e Baguaçu. Outra ação foi o Patrulhamento Rural criado para melhorar a segurança fora da zona urbana.

As dependências da PM também receberam melhorias como a construção de um novo estacionamento para viaturas em frente à sede e um retorno no canteiro central da Av. Dr. Waldemar Lopes Ferraz, que facilitou o acesso dos policiais para o atendimento de ocorrências. Com o apoio da Polícia Militar, novas ações estão em fase de planejamento para serem operacionalizadas.

“Nós fizemos uma ampliação da função delegada, levamos o Patrulhamento Rural aos distritos e procuramos incentivar a PM para aperfeiçoar o trabalho aqui em Olímpia. Depois, solicitamos estudos para implantação da Força Tática. Agora, estão de forma definitiva para atender a cidade e a comarca e, com isso, a gente reforça muito a capacidade de policiamento. Além disso, nós estamos desenvolvendo juntos estudos para implantar o videomonitoramento e a Guarda Municipal para o ano que vem; Nós temos um trabalho em conjunto, uma parceria para fazer o melhor pela segurança da população de Olímpia”, concluiu o prefeito.