11 ABR 2018
Daemo investe em melhorias no abastecimento de água

Com o objetivo de solucionar o problema de falta d’água na Estância Turística de Olímpia, a Daemo Ambiental está investindo constantemente na melhoria do abastecimento do município. Recentemente dois novos poços foram perfurados, além do poço profundo que está sendo perfurado na ETA – Estação de Tratamento de Esgoto. Outra medida foi a obra de aprofundamento de alguns poços.

A primeira etapa de medidas antirracionamento foi realizada no bairro Viva Olímpia, com a perfuração de um poço tubular com 150 milímetros de diâmetro e 250 metros de profundidade. O novo poço foi ligado ao reservatório existente no bairro e ainda nesta semana será colocado em funcionamento, com 18 mil litros por hora.

O poço atenderá, além do Viva Olímpia, os bairros Harmonia, Morada Verde e adjacências. A obra visa melhorar o sistema de abastecimento de água na região leste do município, que durante os períodos de seca sofre com a escassez.

Já para resolver o problema de falta d’água nos bairros Cohab IV e CDHU III e dar maior sustentabilidade ao sistema de abastecimento, a Daemo Ambiental perfurou um novo poço no bairro. O P85 está localizado na Rua Arnaldo Martins Dias, 190, e já está em funcionamento, suprindo todas as necessidades do bairro.

O novo poço tem 250 metros de profundidade, é todo encamisado, com sistema de filtragem e muito bem estruturado. A água, que é retirada do Aquífero Serra Geral, foi levada por tubulação até o reservatório, localizado na Rua João Pereira dos Santos, 605. Para essa obra a Daemo Ambiental investiu mais de R$ 100 mil em recursos próprios. “Esses bairros, Cohab IV e CDHU III, sofriam por mais de 6 anos com a falta d’água durante o período da seca. Agora, com o novo poço, o problema de desabastecimento está resolvido. Vamos ter água suficiente para abastecer os bairros”, afirmou Guto Gianotto, superintendente da Daemo Ambiental.

A grande obra que vai ampliar em mais de 100% a captação de água para fornecimento à população e, com isso, diminuirá o risco de falta d’água, é a perfuração do poço profundo na sede da autarquia. O poço já começou a ser perfurado e está com 305 metros de profundidade, sendo que a profundidade prevista é de 1.100 metros e vazão estimada em 350 metros cúbicos por hora. O investimento é de mais de R$ 3 milhões.

“Esse poço foi um pedido do prefeito Fernando Cunha para que, em 2019, tenhamos o triplo de reservação e possamos resolver o problema de falta d’água”, disse Guto Gianotto.

A Daemo Ambiental realizou ainda melhorias em dois poços existentes com a obra de aprofundamento, atendendo uma das prioridades da Administração Municipal. Receberam melhorias os poços P23, localizado na Vila Hípica e o P83, no Vida Nova Olímpia.

“Esses problemas de falta d’água são antigos no município. Agora, por determinação do prefeito Fernando Cunha e com o empenho da equipe da Daemo, estamos conseguindo solucionar o problema de desabastecimento. Vamos ter água suficiente para abastecer toda a cidade, sem precisar tomar medidas extremas”, finalizou o superintendente.