Olímpia/SP, 17 de junho de 2019

14/02/2018
Exame descarta febre amarela em macaco encontrado morto em Olímpia

A Vigilância Epidemiológica da secretaria municipal de Saúde da Estância Turística de Olímpia recebeu, na tarde desta quarta-feira, 14, o resultado do exame feito em um macaco encontrado morto na cidade, em janeiro deste ano. A avaliação foi feita pelo Centro de Patologia, do Instituto Adolfo Lutz.

O animal foi encontrado morto na área urbana da cidade, no bairro São Benedito. A suspeita é de que ele tenha sido eletrocutado pelo fato de ter sido visto por moradores na rede elétrica. Mesmo assim, o animal foi encaminhado para exames, na capital paulista, e, por medidas de precaução, foi realizada a nebulização da área.

Mesmo com o resultado negativo desse animal, os profissionais da Vigilância Epidemiológica orientam todos os moradores para que, caso encontrem algum macaco morto, comuniquem imediatamente os profissionais pelo telefone 3279-1400, para que o animal possa ser recolhido e exames sejam feitos.

Na cidade, não há registros de casos positivos de Febre Amarela em humanos há décadas e macacos, que são os principais hospedeiros do vírus, nunca foram diagnosticados com a doença no município.

VACINAÇÃO

Independente do resultado, a secretaria de Saúde de Olímpia continua com a vacinação contra a febre amarela, disponíveis em todas as Unidades de Saúde. Cerca de 1.500 doses foram aplicadas desde o início do ano e o departamento possui em estoque mais de duas mil doses.