11 DEZ 2017
Professores participam de capacitação sobre Alfabetização na Idade Certa

Professores e professores coordenadores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (Ciclo I) da Estância Turística de Olímpia participaram, nos dias 2 e 9 de dezembro, da capacitação sobre o PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

Realizada na EMEB Theodomiro da Silva Melo, a qualificação envolveu a participação total de 190 profissionais, tendo como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores. O encontro contou também com a presença da secretária de Educação, Maristela Meniti.

O PNAIC é um compromisso formal e solidário assumido pelos governos Federal, Distrito Federal, Estados e Municípios desde 2012, para atender à Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), que estabelece a  “Alfabetização de todas as crianças, no máximo, até o final do 3º ano do ensino fundamental”.

Segundo a coordenadora local do PNAIC, a supervisora Luciana Ferreira De Julle, este é o primeiro ano que a Educação Infantil é público-alvo da capacitação, trabalhando assim objetivos diferentes para os professores de cada modalidade.

“Como é o primeiro ano que a educação infantil é público-alvo do PNAIC, a formação consiste em orientar quanto à estrutura da formação para 2018, abordando os temas: Letramento; Direitos de Aprendizagem de Leitura, Escrita e Matemática na Educação Infantil; Interações e Brincadeiras como Eixos Norteadores das Práticas Pedagógicas na Educação Infantil, entre outros”, explica a coordenadora.

Já para o Ciclo I do Fundamental, o objetivo foi de analisar os resultados da ANA (Avaliação Nacional da Alfabetização) 2016, fazendo um comparativo com os resultados de 2014, além de estabelecer metas para o avanço da aprendizagem dos alunos dos anos iniciais.

Além da coordenadora local PNAIC, a equipe é composta pelas formadoras responsáveis pelo Ensino Fundamental, Fabiana Martins de Alencar, Fábia Perpétua Regonha, Lisette Cardozo da Silva de Oliveira e Maria Aparecida Pagliarini; e pela Educação Infantil, Gislene Carolina Biggue Ferreira e Luciana Raphael Diniz Spagnol.