26 JUN 2017
Educação capacita professores sobre Prova Brasil

Com o objetivo de oferecer para os professores capacitação sobre a Matriz de Referência da Prova Brasil, a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Educação, realizou, uma qualificação com ênfase na disciplina de Matemática. Ao todo, 37 professores do Ciclo II (4º e 5º ano) participaram do treinamento.

A preparação, oferecida durante todo o mês de junho, abordou diversos temas como os itens da avaliação; níveis de proficiência em matemática; e como elaborar itens e transformá-los em atividades, tendo em vista a otimização da prática pedagógica. O curso “Desenvolvendo a Proficiência Matemática para o Ciclo II” foi ministrado pelo professor Paulo César Sanfelice, da Assessoria do Sistema Aprende Brasil.

“Oferecer aos professores uma análise criteriosa sobre os descritores da Prova Brasil permite que se sintam preparados para realizar as adequações necessárias para o trabalho de sala de aula com relação à resolução de situações-problema referentes aos conteúdos matemáticos, oferecendo aos alunos qualidade no aprendizado, ampliação e a ressignificação dos conceitos matemáticos e principalmente a valorização dessa fase de escolaridade do Ciclo II”, ressaltou a secretária de Educação, Maristela Meniti.

A Prova Brasil será aplicada aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, no segundo semestre de 2017. A Prova Brasil é um dos elementos que compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, criado com o objetivo de avaliar a qualidade de ensino nas escolas públicas. Considerando que a meta principal é identificar o desempenho das escolas e suas respectivas turmas de alunos, o ideal é que todos os professores, gestores e comunidade escolar estejam envolvidos nessa missão e dediquem-se ao estudo da avaliação originada em 2005, objetivando a melhoria de qualidade educacional a partir do trabalho pedagógico realizado.