17 MAI 2017
Cooperativa homenageia parceiros de ações de reciclagem

Nesta quarta-feira, 17 de maio, celebra-se o Dia Internacional da Reciclagem, instituído pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). E, para marcar a data, a Cooperativa de Reciclagem da Estância Turística de Olímpia “Amigos da Natureza”, com o apoio da Daemo Ambiental, realizou uma ação especial em agradecimento aos parceiros que colaboram em ações ambientais no município.

A cooperativa entregou certificados às escolas municipais e estaduais, condomínios verticais e horizontais, empresas e estabelecimentos comerciais pelo excelente trabalho desempenhado na área de preservação ambiental, que foram colaboradores do projeto, no decorrer do último ano.

Segundo a diretora de Meio Ambiente, Pollyana Rodero Fernandes, o Dia da Reciclagem pede uma reflexão sobre as questões ambientais e o consumismo, que devem ser responsabilidade de toda a comunidade.

“Como todas as atividades humanas geram resíduos, é necessário que nos preocupemos com a sua produção, coleta e disposição final, para se evitar a poluição ambiental. Para que isso seja sanado, é preciso que lembremos da necessidade de aderirmos as atitudes relacionadas ao conceito dos 5 ‘Rs’: Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Dentro da Reciclagem, a coleta seletiva, faz com que os materiais voltem para o ciclo produtivo e evita a retirada de mais recursos naturais do meio ambiente”, explica a diretora.

As Cooperativas de Reciclagem prestam um serviço ecossistêmico que tem impactos positivos além da área onde atuam, pois a reciclagem de resíduos urbanos reduz o consumo de água e energia, a poluição hídrica, diminui a necessidade de matéria-prima virgem renovável e não renovável (celulose, minério de ferro, bauxita, petróleo, etc), diminui a área urbana despendida com aterros e aumenta a sua vida útil, eleva a estabilidade climática devido à menor emissão de gases de efeito estufa e diminui o impacto ao patrimônio natural.

17/05/2017
Cooperativa homenageia parceiros de ações de reciclagem