07 ABR 2017
Cerca de 100 animais são abandonados por mês em Olímpia

Ao percorrer as ruas da Estância Turística de Olímpia, é possível encontrar diversos animais, muitas vezes, com semblante de tristeza e sofrimento. São gatos e cães que precisam apenas de um pouco de carinho, de alimento e um lar. Esta é a realidade que pelo menos 80 filhotes de gatos e 10 filhotes de cães conhecem todos os meses, ao serem abandonados nas ruas da cidade, conforme aponta um levantamento do Canil Municipal.

Estes números não estão presentes apenas no município. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 30 milhões de animais estão abandonados em todo o Brasil.

Em decorrência desta realidade, a prefeitura e as entidades de proteção ao animal do município realizam campanhas de conscientização e ações de adoção. Além disso, as ONGs e o poder municipal são amparados por leis de caráter federal (Lei Federal nº 9.605/98 e o artigo 164 do código penal) e municipal (Lei Municipal nº 4.163/16) que fiscalizam atos de abano.

A Prefeitura orienta que os donos de animais domésticos que não têm condições de manter as proles recém-criadas entrem em contato com a Daemo Ambiental para obter informações sobre onde levar estes animais para serem adotados. Além disso, o município disponibilizou um canal para divulgação de animais para adoção, que pode ser acessado pelo site www.olimpia.sp.gov.br/adocaodeanimais. Os interessados em adotar podem entrar em contato pelo telefone (17) 99703-2930.

De acordo com o prefeito Fernando Cunha, as ações desenvolvidas pelo poder público visam obter melhores condições para os animais e evitar casos de maus tratos e abandonos.

“Os filhotes e animais abandonados fazem parte de uma parcela excluída da sociedade, que precisam de amparo. Nossas medidas buscam diminuir o número de abandonos e principalmente, incentivar as adoções”, explica Fernando.