06 MAR 2017
Olímpia é a 9ª melhor cidade do país para se viver após os 60 anos, diz FGV

A Estância Turística de Olímpia está entre as dez melhores cidades do país para pessoas entre 60 e 75 anos viverem. O município é destaque na classificação para cidades com população com menos de 100 mil habitantes.

Olímpia atingiu a nona colocação com nota 91.72. No que se refere aos idosos com mais de 75 anos, a Estância ficou na 13ª colocação, com nota 87.62. A pesquisa teve como intuito demonstrar que a terceira idade está vivendo cada vez mais e buscando melhor qualidade de vida.

Os dados, divulgados no último fim de semana, são do Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL), obtidos por meio de uma pesquisa realizada pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon em parceria com a FGV.

No levantamento, são apontadas as condições de 498 cidades brasileiras, analisando a capacidade de atender às necessidades básicas de vida, com ênfase nos idosos.

A pesquisa avaliou sete quesitos, sendo eles: Cuidados com a Saúde; Bem-Estar; Finanças; Habitação; Educação e Trabalho; Cultura e Engajamento; e Indicadores Gerais, considerando, no total, mais de 60 categorias.

No caso de Olímpia, o indicador de Educação e Trabalho foi o principal responsável pelo município estar entre os dez melhores avaliados. O bom desempenho de Olímpia também se deveu ao fato da cidade encontrar-se entre as 20 melhores em relação à menor frequência de alcoolismo e de ocorrência de homicídios por arma de fogo e à boa distribuição de renda.

Para a secretária de Assistência Social, Cristina Reale, a excelente classificação no ranking é fruto de um trabalho conjunto, pensando nos valores da sociedade e garantindo a preservação dos direitos da terceira idade.

“É uma preocupação do prefeito Fernando Cunha praticar políticas públicas que garantam os direitos dos idosos e é nosso comprometimento contribuir consideravelmente na qualidade de vida deles”, salientou Cristina.

O prefeito Fernando Cunha comemorou a boa colocação de Olímpia, destacando que serve de incentivo para que o poder público trabalhe em favor da continuidade e da melhoria do bem-estar. “Temos que pensar em Olímpia no presente e no futuro, para que todas as gerações possam ter qualidade de vida, em especial aqueles já contribuíram em grande parte para o desenvolvimento do nosso município”, apontou o prefeito.

Confira o ranking das 10 primeiras cidades colocadas:

1º São João da Boa Vista – SP

2º Votuporanga – SP