02 MAR 2017
CULTURA, ESPORTES E LAZER
Olímpia mantém a tradição dos desfiles de Carnaval

A tradição dos desfiles de escolas de samba é preservada em Olímpia e atrai milhares de olimpienses e turistas à avenida durante o Carnaval. E neste ano, na Avenida Menina Moça, novo ‘sambódromo’ da cidade, não foi diferente. Foram duas noites de apresentações, sem chuva, com muita alegria, segurança e conforto. As agremiações mostraram cores, brilho e samba no pé.

A Samba Sem Compromisso, presidida por Luiz Fernando Monzani, abriu o desfile nas noites de domingo e terça-feira. Cerca de 120 componentes cantaram o tema “Batuque na Cozinha”. A intérprete Sheila Pereira explica que se trata de uma brincadeira de duplo sentido. “Quem não é do samba não sabe, mas quem tem afinidade com o samba entende assim que ouve o nome. Cozinha dentro de uma escola de samba é a denominação dada aos instrumentos que fazem a graça do samba, que colocam o tempero, o swing, como o agogô, o ganzá, a frigideira entre outros. É uma forma de homenagear a cozinha da bateria e enfatizar a importância da cozinha de casa como espaço agregador, acolhedor, um espaço onde o samba acontece na intimidade”. Esta temática mistura o tempero do samba com o tempero da cozinha caseira.

Uma ala de crianças abriu a apresentação da escola, seguida da porta-bandeira Sandra e do mestre-sala Dárcio, e do casal Victor e Gi, levando o estandarte da Sem Compromisso. No carro alegórico, os músicos abriram passagem para os intérpretes Sheila e Wadão Marques, que levantaram o público com o samba-enredo. Laura Murad, neta do presidente do Clube Thermas dos Laranjais, Benito Benatti, estreou na avenida e mostrou simpatia e talento. Logo em seguida, a bateria, com o charme e o samba no pé da rainha Gerusa, passou diante do público encerrando o espetáculo.

Com 42 anos de existência, a Samba Sem é a escola do coração de muitos foliões olimpienses que se mudaram da cidade, mas não abrem mão de marcar presença nos carnavais e desfilar com a escola.

A segunda escola a desfilar foi a Unidos da Cohab, em parceria com o Tuti Resort e o parque Thermas dos Laranjais, que levou para a avenida quase mil componentes, sendo mais de 400 turistas. Com o tema “Brincadeira de Criança”, a agremiação abriu a apresentação com as alas ‘pega-pega, esconde-esconde’, ‘recreio da escola’ e ‘passa anel’. Em seguida, vieram o casal de mestre-sala e porta-bandeira, Genival e Iracema, seguidos do carro de som com os músicos Umarajá, Mário Vieira, Washington, Ricardo Moraes e Sílvio.

A rainha Daiane veio à frente da bateria, que arrancou aplausos do público. As alas ‘jogar bito’, ciranda-cirandinha’, da coreógrafa Joice, e ‘amarelinha e bambolê’, seguidos do carro alegórico do Tuti Resort, e de outro carro com duas passistas, homenageando o olimpiense Nenê – já falecido e que teve importante participação nos carnavais de Olímpia – encerraram o desfile da Unidos.

O diretor geral da agremiação, Dr. Luiz Carlos Roberto, definiu o Carnaval 2017 como “excelente” e classificou a Avenida Menina-Moça como o verdadeiro sambódromo de Olímpia. “Quero parabenizar o prefeito Fernando Cunha, a secretária Tina Riscali, os funcionários do Recinto e toda a equipe da Secretaria. A avenida estava linda, o público compareceu e superou nossas expetativas”.

As belezas do Amazonas invadiram a avenida com a passagem da Associação Cultural Vem Comigo. Cerca de 120 componentes, a maioria residente no Jardim Santa Ifigênia, levaram cores e plumas. A escola teve comissão de frente, ala das crianças e ala das baianas. Destaque para os passistas Reinaldo e Lucia, que, vestidos de índio, vinham à frente da bateria. A Vem Comigo não apresentou samba de enredo, mas os batuqueiros levantaram os foliões nas arquibancadas.

A presidente da agremiação, Sueli Filomena Campos, disse que foi um dos melhores carnavais para a escola. “Levar o Carnaval para a avenida foi uma decisão acertada da Secretaria”, disse. Para ela, o percurso foi bom e facilitou a passagem das escolas. “Nossa escola aprovou o novo sambódromo”, comentou Sueli.

A presidente ainda agradeceu à equipe organizadora, em nome da secretária Tina e do assessor Charles Amaral, que cedeu transporte para os componentes da Vem Comigo nas duas noites de desfile.

A secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Tina Riscali, agradeceu o trabalho de divulgação da assessoria de imprensa da Prefeitura e a presença de três emissoras de televisão de São José do Rio Preto, TV Tem, Record e SBT, que acompanharam o evento e destacaram a tradição dos desfiles no carnaval de Olímpia.

02/03/2017
Olímpia mantém a tradição dos desfiles de Carnaval