23 FEV 2017
CULTURA, ESPORTES E LAZER
Batuque na cozinha, brincadeiras infantis e Parintins vão alegrar a Avenida

A folia na Estância Turística de Olímpia trará muitas cores, atrações, diversão e referência à tradição, ao folclore e à cultura brasileira. É o que promete as escolas de samba, que irão desfilar na Avenida Menina Moça, nas noites de domingo (26) e terça-feira (28).

A escola Samba Sem Compromisso vai abrir os desfiles, levando para a avenida, este ano, o tema “Batuque na Cozinha”. A escola terá um carro alegórico e o samba de enredo ficará a cargo dos intérpretes Sheila Ribeiro Pereira e Wadão Marques. Com 42 anos de existência, a Samba Sem é a escola do coração de muitos foliões olimpienses que se mudaram da cidade, mas não abrem mão de marcar presença nos carnavais e desfilar com a escola. Por isso, o presidente da agremiação, Luiz Fernando Monzani, estima que o desfile tenha cerca de 120 componentes.

“O interessante da história da Samba Sem é que temos 42 anos de Carnaval ininterruptos e somos, hoje, uma das escolas, ou blocos (já que somos pequenos), mais antigos do estado de São Paulo. Tem batuqueiro que sai com a gente há mais de 30 anos”, ressalta Sheila Pereira.

Sobre o samba de enredo ‘Batuque na Cozinha’, a intérprete explica que se trata de uma brincadeira de duplo sentido. “Quem não é do samba não sabe, mas quem tem afinidade com o samba entende assim que ouve o nome. Cozinha dentro de uma escola de samba é a denominação dada aos instrumentos que fazem a graça do samba, que colocam o tempero, o swing, como o agogô, o ganzá, a frigideira entre outros. É uma forma de homenagear a cozinha da bateria e enfatizar a importância da cozinha de casa como espaço agregador, acolhedor, um espaço onde o samba acontece na intimidade”. Esta temática mistura o tempero do samba com o tempero da cozinha caseira.

Em seguida, as brincadeiras de crianças vão invadir a Avenida, com a escola Unidos da Cohab, que vem se destacando, nos últimos carnavais, pela criatividade, beleza e especialmente pelo grande número de componentes.

Segundo o diretor geral da agremiação, Dr. Luiz Carlos Roberto, serão cerca de 900 pessoas na passarela do samba. “Temos a alegria e a honra de termos como parceiros o Tuti Resort, que desfila com a gente e leva para a nossa escola, todo ano, centenas de turistas que estão hospedados no hotel”.

A expectativa da diretoria da escola é que o desfile seja ainda melhor este ano. “Desfile de Carnaval tem de ser em uma avenida. Estamos prontos para estrear na Menina-Moça”, diz o diretor.

A Unidos da Cohab desfilará com dois carros alegóricos e seis alas. O samba de enredo será interpretado por Umarajá, Mário Vieira, Washington, Ricardo Moraes e Sílvio.

Das brincadeiras infantis para as belezas do Amazonas. A Associação Cultural “Vem Comigo” vai encerrar as duas noites de desfile com cerca de 120 componentes na avenida. Serão três alas e um carro alegórico.

A presidente da agremiação, Sueli Filomena Campos, conta que a escola vai falar sobre o Festival de Parintins, a maior festa folclórica do povo Amazonense. “Vamos sair com muitas cores e alegria. Nossas passistas vão dar um show”, promete a presidente da Vem Comigo.

A ordem dos desfiles foi definida por sorteio realizado pela Comissão Organizadora do Carnaval 2017 e vale para as duas noites. A reunião contou com a presença de integrantes da comissão e representantes das três agremiações. Os desfiles terão início às 21 horas, com saída em frente ao portão de entrada principal do Recinto de Exposições (Recinto do Folclore).