06 FEV 2017
Assistência Social orienta famílias sobre benefício alimentar

A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Assistência Social realizou, na última semana, uma reunião com as famílias que recebem o benefício de complementação alimentar, que consiste na entrega de cestas básicas. O encontro, ocorrido no Centro de Referência em Assistência Social – CRAS I (Santa Ifigênia), teve por objetivo orientar as cerca de 80 famílias cadastradas no município.

Na ocasião, foram apresentadas às famílias contempladas as estratégias que são realizadas pela Assistência com o intuito de diminuir a vulnerabilidade e a exclusão social. Todos os beneficiados do programa de complementação alimentar foram convidados a participar das atividades desenvolvidas nos CRAS. Nas reuniões, que são coordenadas por assistentes sociais e psicólogos, são discutidas ações que promovam a interação social e busca de diagnósticos para os problemas sociais.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Cristina Reale, as famílias que recebem cestas básicas encontram-se em situação de vulnerabilidade social, principalmente, devido ao desemprego e à crise econômica que o país enfrenta.

“Nossa função é auxiliar e possibilitar uma melhor qualidade de vida. Sabemos que muitos não têm recurso para manter a alimentação dos filhos e da própria família, esse benefício vem ao encontro à necessidade da família, que passa por momentos difíceis e não consegue suprir as necessidades básicas”, aponta Cristina.

Interessados em se cadastrar para receber o benefício devem comparecer às unidades do CRAS com os documentos pessoais (RG e CPF) para fazer a solicitação. Após este procedimento, um técnico assistente social visitará a residência para elaborar um relatório social que ateste a real necessidade em receber o auxílio.

No encontro também foram apresentadas às famílias as oficinas oferecidas no local, como dança, pintura em tecido, macramê e aulas de coral, dança e música. Além disso, foi uma oportunidade de identificar quais são as reais necessidades do bairro, as intervenções necessárias e estabelecer um diálogo com a comunidade local, participando ativamente da construção das ações que serão desenvolvidas no CRAS.

O prefeito Fernando Cunha salienta que a atual administração trabalha para atender a população. “Nossa meta é promover melhorias em todos os setores do município e sabemos que estas famílias precisam de agilidade nas ações da administração”, acrescenta Fernando.