18 MAI 2018
Olímpia sedia Simpósio de Saúde da Universidade Federal de São Paulo

Profissionais de saúde e interessados em assuntos relacionados à medicina de todo o país estão reunidos, neste fim de semana, na Estância Turística de Olímpia. Isso porque a cidade está sediando o Simpósio de Promoção de Saúde da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), até o dia 20 de maio.

A programação teve início na noite de quinta-feira (17) com um coquetel de abertura no salão do parque Thermas dos Laranjais. Com centenas de pessoas presentes, entre autoridades, palestrantes e participantes, o evento abriu os trabalhos do simpósio e foi marcado pela apresentação dos grupos parafolclóricos de Olímpia Frutos da Terra, Godap e Anástasis, além do grupo do Chile “Marama La Magia Rapa Nui”.

Ainda na cerimônia foi divulgada, pelo presidente da Associação Olimpiense de Defesa do Folclore Brasileiro, David Mendes, a 54ª edição do Festival do Folclore de Olímpia (4 a 12 de agosto) e o lançado oficialmente o 1º Folk Dance Fest, que trará apresentações internacionais de folclore para Olímpia, em novembro. O evento foi anunciado pelas integrantes da Associação Olímpia para Todos, Cristina Prado e Mylene Gonçalves, organizadoras do festival.

Já na manhã desta sexta-feira (18), o prefeito Fernando Cunha foi convidado a fazer uma palestra sobre a cidade. Na ocasião, ele recepcionou o coordenador geral do evento, o Prof. Dr. Acary Bulle Oliveira, e demais os participantes e apresentou um histórico sobre a descoberta de águas quentes no município, dados sobre o crescimento da cidade e as perspectivas para o futuro.

A programação do evento seguiu pela manhã com diversas palestras. Durante o sábado, dia 19, também serão ministradas oficinas e atividades práticas no salão do Thermas dos Laranjais.

Com o tema “Olímpia – O Epidauro Brasileiro: Da Cultura do Folclore à Saúde Integrativa”, o evento busca trabalhar o resgate das histórias gregas quanto aos ensinamentos em Saúde, relacionando-os à natureza hidrotermal de Olímpia com o objetivo de transformar a cidade em um território para promoção da saúde integrada, unindo corpo, mente, arte, cultura e espiritualidade.

O simpósio tem parceria com a Prefeitura, Associação Olímpia Para Todos, Santa Casa de Misericórdia de Olímpia e apoio do parque Thermas dos Laranjais e de importantes órgãos e associações especializadas em Saúde.

18/05/2018
Olímpia sedia Simpósio de Saúde da Universidade Federal de São Paulo