02 JUL 2018
Saúde inicia agendamentos para consultas da Campanha de Prevenção ao Câncer

A Campanha de Prevenção ao Câncer iniciará os agendamentos para as consultas nesta terça-feira (03), em todas as Unidades Básicas de Saúde de Olímpia. Realizada por Unidades Móveis do Hospital de Amor de Barretos (Fundação Pio XII), a ação visa prevenir e conscientizar sobre os riscos da doença.

As carretas estarão em Olímpia entre os dias 25 de julho e 04 de setembro com exames preventivos aos cânceres de Mama, Colo de Útero, Boca, e Cólon e Reto (FIT). Para o munícipe efetivar o agendamento é preciso procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência munido das seguintes cópias dos documentos: RG, CPF, comprovante de residência e Cartão SUS.

A Mamografia é destinada a mulheres de 40 a 69 anos, do qual dos 40 aos 50 devem realizar o exame anualmente; e de 51 a 69, no período a cada dois anos. Já em relação ao Papanicolau, as mulheres de 25 a 64 anos devem procurar as UBS para o agendamento. Já as que estão fora da faixa etária devem procurar a UBS para realizar o exame na própria unidade e não na carreta.

Além disso, as mulheres submetidas à Histerectomia total (retirada do útero) por lesões benignas, sem história prévia de diagnóstico ou tratamento de lesões cervicais de alto grau serão excluídas do rastreamento, desde que tenham exames anteriores normais.

Os exames de Cólon e Reto (FIT) são oferecidos a homens e mulheres da faixa etária de 50 a 65 anos, que não tenha sido submetido à colonoscopia ou retossigmoidoscopia nos últimos cinco anos.

Em relação ao câncer de Boca, o atendimento será para homens e mulheres a partir dos 40 anos que fumam e/ou consomem bebidas alcoólicas ou que tenham deixado este hábito há, no máximo, 10 anos.

O agendamento para os exames serão realizados até quando houver horários disponíveis. Em virtude disto, o secretário municipal de Saúde, Marcos Roberto Pagliuco, orienta para que os moradores procurem as UBS e se cadastrem com a maior antecedência.

“Esta é uma oportunidade para cuidarmos da nossa saúde. Sabemos que o câncer é uma doença agressiva, mas quando descoberta no início, com o diagnóstico preciso e o tratamento adequado, a chance de cura é muito alta. Por isto, pedimos para os moradores que podem participar da campanha que façam o agendamento, já que a campanha é em prol do morador, visando a qualidade de vida dele. Cada UBS receberá a visita das unidades móveis, então o morador não precisa se deslocar, o que facilita o atendimento”, explica Marcos.