04 SET 2018
População terá atendimento noturno em cinco Unidades de Saúde

Com o intuito de ampliar e melhorar os atendimentos prestados à população, a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Saúde, colocará em prática uma medida inédita que beneficiará os moradores. A partir da próxima segunda-feira, dia 10 de setembro, serão iniciados os atendimentos noturnos nas Unidades de Estratégia de Saúde da Família do município, por meio do Projeto Saúde Noturna “Saúde Mais Acessível E Próxima De Você”.

A ação, coordenada pela divisão de Atenção Básica, consiste na ampliação do horário de funcionamento das Unidades de Saúde específicas, que passarão a atender até às 20h, uma vez ao mês, em dias diferentes.

A extensão do horário faz parte do plano de governo do prefeito Fernando Cunha e tem o objetivo de contemplar homens e mulheres que necessitam de horários especiais e encontram dificuldades em comparecer às Unidades no horário convencional.

Terão horário de atendimento especial as UBSF: Dona Dalva Fernandes M. Ayusso (Campo Belo/Jardim Paulista); Gilberto Vicente Mora (Baguaçu); Francisco Figueiredo Filho (São José); Valter Stuk (Cohab IV); e Custódio Ribeiro de Carvalho (Ribeiro dos Santos).

Nas Unidades, serão ofertadas consultas médicas e odontológicas (mediante agendamento prévio), coleta de Papanicolau, aferição de pressão arterial, medição de glicemia e testes rápidos para diagnóstico de HIV, Sífilis e Hepatites Virais. Também será atualizada a caderneta vacinal dos usuários.

Outro serviço que será facilitado com esta medida é a oportunidade dos moradores receberem a visita dos Agentes Comunitários de Saúde, que, durante a noite de serviço ampliado, sairão a campo, visando ampliar a cobertura das ações de visitas a estas famílias.

Para ser atendido, o munícipe deverá comparecer às Unidades de Saúde em que será realizado o atendimento noturno com documento pessoal, cartão SUS e a caderneta de vacinação. Não haverá restrição de atendimentos por área de abrangência, portanto, o usuário interessado poderá se dirigir a qualquer uma das Unidades.

De acordo com o secretário de Saúde, Marcos Roberto Pagliuco, o projeto piloto Saúde Noturna demonstra a preocupação da Administração em oferecer uma saúde de qualidade aos moradores.

“Estamos implantando o projeto para que todos os munícipes possam ter acesso às Unidades Básicas. Com isso, nossos serviços chegaram com mais eficácia a quem precisa de atendimento”, salienta o secretário.

Confira abaixo o primeiro cronograma de atendimento das UBSF.