17 SET 2018
Ação contra doenças respiratórias realiza mais de 80 exames

Com o intuito de conscientizar os moradores sobre as doenças respiratórias, os riscos do tabagismo e como prevenir a tuberculose, a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio do grupo de controle de tabagismo Reacendendo a Vida, da secretaria de Saúde, em parceria com o Centro de Testagem e Aconselhamento, promoveu uma ação com exames e orientações na Praça da Matriz, no sábado, dia 15. Segundo levantamento da secretaria, o evento reuniu centenas de pessoas e realizou 86 exames.

Ao todo, a equipe da Saúde efetuou 72 espirometrias, exame de pulmão que permite o registro de volumes e fluxos de ar. Os exames foram realizados pela empresa farmacêutica Boehringer Inglheim. Também foram realizados 14 exames de baciloscopia/TRM, conhecido como coleta do escarro, que é responsável por analisar a presença do bacilo, bactéria que desenvolve a tuberculose.

Durante toda a manhã, moradores que transitavam pelo centro da cidade eram abordados por servidores da saúde para orientar sobre os riscos do tabagismo e os perigos da tuberculose. Além disso, fumantes, ex-fumantes e pacientes com sintomas respiratórios independentemente da idade, eram convidados a fazer o teste de espirometria.

Para a pneumologista Elaine Mara Cesarette de Paula, a ação alcançou o público alvo e possibilitou a orientações de muitos moradores de diversas idades, por meio de uma análise histórica de consumo de cigarros e, também, de sintomas de doenças respiratórias.

“O atendimento analisou o histórico do paciente e o encaminhou para a espirometria. Ao conversar com o paciente e conhecer seus hábitos, podemos orientá-los e, caso seja comprovado alguma alteração com o exame, já iniciamos o tratamento efetivo”, explica a pneumologista.

Os pacientes que realizaram o exame de espirometria, caso tenham alguma doença detectada, serão informados por telefone sobre o resultado e terão uma consulta agendada. Os demais pacientes poderão ter acesso aos resultados em aproximadamente 15 dias no Centro de Referência do Idoso.

Em relação à tuberculose, os servidores da saúde avaliavam os pacientes e, quando necessário, era solicitado o exame de escarro. O material colhido será analisado e o paciente informado sobre o resultado.

A Saúde destaca que o tratamento da tuberculose é à base de antibióticos e é oferecido gratuitamente pelo Ministério da Saúde, por meio da secretaria municipal de Saúde. Durante o tratamento, o paciente é acompanhado pela equipe do CTA, composta por médico, enfermeiro, assistente social, psicólogo, farmacêutico e educador sanitário com realização periódica de visitas para supervisão e acompanhamento do tratamento.

Presente no evento, o prefeito da Estância Turística de Olímpia, Fernando Cunha, destacou que a Saúde desenvolve ações sempre buscando o melhor para cada paciente.

“Este evento procurou alcançar o maior número de pacientes. De forma dinâmica e educativa, quem esteve na ação sanou dúvidas e recebeu orientações. Trabalhamos para que cada morador tenha o melhor acesso à Saúde e qualidade de vida”, explicou o prefeito.