11 OUT 2018
FINANÇAS
Isenção para o IPTU e desconto do FIC Verde devem ser solicitados até novembro

Os contribuintes da Estância Turística de Olímpia devem estar atentos ao prazo para requerer a isenção do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e o desconto do Programa FIC Verde, que serão válidos para 2019. As solicitações têm que ser protocolada na sede da secretaria de Finanças (Rua São João, 1010 – Centro) até o dia 30 de novembro deste ano.

O FIC Verde concede desconto de 2% no valor do imposto para imóveis que tenham ao menos uma árvore de pequeno ou grande porte, devendo o proprietário comprovar a existência da árvore ou arbusto. Para os imóveis sem edificações, o desconto do FIC Verde será concedido se comprovado o plantio de árvore na calçada e se o imóvel estiver roçado.

Já a isenção do IPTU contempla alguns grupos específicos, que necessitam apresentar documentação no ato do protocolo da solicitação. Toda a relação de documentos e requisitos necessários e o requerimento estarão disponíveis, em breve, no site da Prefeitura, na aba “CIDADÃO”. Todos os casos passarão por análise da secretaria de Finanças.

Confira abaixo quem pode solicitar a isenção:

PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA

AGROINDÚSTRIA NO PERÍMETRO URBANO

IMÓVEIS UTILIZADOS PELAS CASAS PAROQUIAIS, PASTORAIS E DEMAIS IMÓVEIS CONSIDERADOS COMO EXTENSÃO DOS TEMPLOS DE QUAISQUER CULTOS

IMÓVEIS UTILIZADOS POR ENTIDADES ASSISTENCIAIS E SEM FINS LUCRATIVOS; OU COM DECLARAÇÃO DE UTILIDADE PÚBLICA

APOSENTADOS E PENSIONISTAS(**)

VIÚVAS(**)

DEFICIENTES FÍSICOS E VISUAIS(**)

PORTADORES DE NEOPLASIA MALIGNA EM TRATAMENTO(**)

PROPRIETÁRIOS DE PEQUENOS RECURSOS (até 03 salários mínimos)(**)

IMÓVEIS LOCADOS E/OU CEDIDOS E/OU OCUPADOS A QUALQUER TÍTULO POR ENTIDADES RELIGIOSAS DE QUALQUER CULTO E ENTIDADES ASSISTENCIAIS E SEM FINS LUCRATIVOS

IMÓVEIS TOMBADOS

(**) Para esses casos, a isenção será concedida apenas se o valor do IPTU não ultrapassar R$ 150,00.