17 OUT 2018
Profissionais da Saúde participam de capacitação de testes rápidos

Seguindo as diretrizes do Centro de Referência e Treinamento em DST/AIDS-SP, o Grupo de Vigilância Epidemiológica de Barretos, em parceira com os Centros de Testagem e Aconselhamento da Estância Turística de Olímpia, Barretos e Bebedouro, realizou, nos dias 15 e 16, na sede da Associação Comercial e Industrial de Olímpia, o Curso de Capacitação de Teste Rápido em Infecções  Sexualmente Transmissíveis (ISTs), AIDS, Sífilis e Hepatites B e C.

Com o intuito de melhorar a qualidade do atendimento e capacitar profissionais para realizar os testes rápidos, o curso reuniu 29 servidores da Saúde, envolvendo profissionais  da Santa Casa de Misericórdia, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e profissionais de Severínia, Altair, Cajobi e Bebedouro.

Abordando conteúdos teóricos e práticos, a capacitação visou intensificar a busca ativa de pacientes e aumentar o diagnóstico precoce das doenças. Além disso, a capacitação trouxe orientações sobre como prevenir as hepatites virais, HIV e Sífilis.

O CTA é responsável por realizar serviços de saúde, diagnósticos e prevenção em ISTs. Além disso, oferece a testagem rápida para o HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite; a profilaxia pós-exposição sexual (PEP).

Os tratamentos oferecidos pelo CTA são acompanhados por infectologista, psicólogo, enfermeiro e técnico em enfermagem, farmacêutico e assistente social.

Caso o morador deseje realizar um teste rápido basta procurar o CTA localizado na Praça Altino Arantes, 27 – Centro ou qualquer Unidade Básica de Saúde. Em caso de dúvidas, também pode entrar em contato com o CTA pelo telefone (17) 3279-9702.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024