Olímpia/SP, 20 de junho de 2019

20/11/2018 às 10:49:00
Saúde realizará monitoramento vacinal de Pólio e Sarampo em 250 crianças

Com o intuito de avaliar a situação vacinal de crianças com idade entre seis meses e cinco anos, a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Saúde, promoverá, nos próximos dias, o Monitoramento Rápido de Cobertura (MRC) Pós Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite e o Sarampo.

A ação será realizada em oito bairros da cidade e nos distritos de Ribeiro dos Santos e Baguaçu para analisar se a caderneta de vacinação de 250 crianças está em dia em relação às vacinas da Poliomielite e da Tríplice Viral (Sarampo – Caxumba – Rubéola). Na oportunidade, também serão verificadas se as demais vacinas estão atualizadas.

Nesta quinta-feira (22), as equipes, compostas por profissionais do setor de Vigilância Epidemiológica e da divisão de Atenção Básica, percorrerão os distritos. Já no sábado, dia 24, o monitoramento atenderá os bairros Tropical II, Cohab II, Cohab III, Cohab IV, Santa Fé, Harmonia, Santa Ifigênia e Morada Verde, que foram selecionados devido ao contingente populacional e à quantidade de crianças.

O MRC é uma atividade de supervisão das ações de vacinação, recomendada pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), que se caracteriza por avaliar a cobertura vacinal a partir da visita a domicílio, utilizando como fonte para avaliação da cobertura vacinal a verificação da caderneta.

Os pais que tiverem referente às cadernetas de vacinação devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência.