20 NOV 2018
SAÚDE
Campanha de prevenção ao Câncer da Pele será realizada no dia 1º de dezembro no Postão

Com intuito de orientar a população e realizar o diagnóstico precoce de Câncer da Pele, a Estância Turística de Olímpia realizará, no dia 1º de dezembro (sábado), mais uma edição da Campanha Nacional Contra o Câncer da Pele, conhecida como “Dezembro Laranja”.

Idealizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, a ação ocorrerá das 9h às 15h, no prédio do antigo Postão (Rua Américo Sampaio, 59 – Centro), com atendimento gratuito e aberto a toda população.

Sob a coordenação da médica dermatologista, Dra. Solange Benatti Murad, a campanha traz como slogan “Se exponha, mas não se queime” e é destinada a orientar dos riscos de exposições solares abusivas. No decorrer dos anos, a ação vem se ampliando, com adesão de mais médicos dermatologistas e de outros profissionais voluntários.

Segundo a coordenação da campanha, no ano de 2017, foram realizados 356 atendimentos, dos quais 46 pacientes foram diagnosticados com câncer, ou seja, 12,92%. Além disso, quando questionados sobre o uso de filtro solar, apenas 20,78% dos homens e 38,12% das mulheres responderam que utilizam.

De acordo com a Dra. Solange Benatti Murad, os atendimentos visam o diagnóstico precoce, bem como a orientação e o tratamento dos pacientes. Os interessados em participar da campanha, devem comparecer ao Ambulatório de Referência e Especialidades (ARE), na Rua Dr. Américo Sampaio, 55, Centro, a partir das 9h, munidos do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

CASOS NO BRASIL

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), 30% de todos os tumores malignos do Brasil correspondem ao câncer da pele. Para o biênio 2018/2019, a estimativa é de 165.580 mil novos casos de câncer da pele não melanoma. Um dado novo desse período é que, em relação à última estimativa do Inca (2016/2017), a doença acometerá mais homens (85.170 mil) do que mulheres (80.410 mil). Em relação a novas ocorrências de câncer da pele não melanoma, a estimativa é de uma diminuição de 10 mil casos de um biênio para o outro.