13 FEV 2019
GABINETE
Prefeito se reúne com representantes de cidades turísticas para discutir convênios com o Estado

A Aprecesp – Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo realizou, no último sábado, dia 9, a 1ª Reunião Ordinária de Prefeitos de 2019. O encontro, realizado na Estância Hidromineral de Águas de Lindóia, teve como pauta principal a discussão sobre o cancelamento dos convênios do DADETUR – Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos – pelo novo Governo do Estado.

Segundo o prefeito Fernando Cunha, presente na reunião, o objetivo foi dialogar com os gestores públicos dos municípios sobre uma alternativa para fortalecer a representatividade junto ao Estado e buscar uma nova avaliação dos projetos enviados nos últimos anos.

Essa também foi a 1ª reunião sob a presidência do prefeito de Santa Rita do Passa Quatro, Leandro Pilha, eleito por aclamação no dia 16 de janeiro, em evento realizado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Na última semana, um encontro, no Palácio dos Bandeirantes, conduzido pelos secretários estaduais Vinicius Lummertz (Turismo) e Marco Vinholi (Desenvolvimento Regional), com a presença de prefeitos, assessores técnicos e representantes de associações de turismo, apresentou uma proposta para garantir os recursos aos municípios.

De acordo com o Estado, a ideia é utilizar a verba do orçamento de 2019 para o pagamento de obras e serviços que estão pendentes. Já em relação aos convênios assinados e cancelados, por falta de reserva orçamentária, a sugestão é que as prefeituras reapresentem os projetos para revalidação técnica e financeira a partir desta semana.

Para Olímpia, segundo prometido pelo Governo do Estado, estão mantidos os recursos de 2016 e 2017, destinados à revitalização da praça e implantação do calçadão e para construção do complexo cultural na antiga Estação Ferroviária, respectivamente. Já o projeto para cobertura do Recinto aguarda a validação de um novo convênio.