07 MAR 2019
SAÚDE
Em clima de Carnaval, Saúde orientou foliões e montou ponto atendimento emergencial

O CarnaOlímpia 2019 agitou a Estância Turística de Olímpia entre os dias 1º e 5 de março e, para garantir os cuidados com a saúde durante a festa, a secretaria de Saúde esteve, todas as noites, orientando foliões com a equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento e com um ponto de atendimento emergencial, inclusive com ambulâncias.

Com intuito de incentivar a proteção contra Doenças Sexualmente Transmissíveis e HIV, o CTA inovou ao distribuir kits com preservativos de sabores, estimulando o uso de camisinhas e demonstrando que é possível se divertir de forma consciente. De acordo com o CTA, a principal faixa etária do público-alvo foi de 15 a 29 anos. Ao todo, foram entregues cinco mil preservativos, tanto masculino quanto feminino.

A Saúde também preparou, no local da festa, um ponto de atendimento emergencial para os foliões. Com uma equipe de saúde, composta por um motorista-socorrista e um técnico de enfermagem, coordenados pela enfermeira Natália Estabio, os cidadãos que necessitaram de atendimento eram prontamente socorridos e, em caso de necessidade, eram transferidos para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Segundo um levantamento da secretaria de Saúde, nos cinco dias de festa foram realizados 12 atendimentos pela equipe.

Para o secretário de Saúde, Marcos Roberto Pagliuco, a secretaria procurou todos os dias conscientizar os presentes a aproveitarem a festa com responsabilidade. “Quem está no Carnaval quer curtir a festa, então resolvemos orientar de uma forma mais lúdica, demonstrando que dá para aproveitar e sem se descuidar”, aponta o secretário.