25 MAR 2019
Olímpia será sede da II Convenção Regional de Narcóticos Anônimos em abril

Entre os dias 11 e 14 de abril, a Estância Turística de Olímpia será sede da II Convenção Regional de Narcóticos Anônimos. O evento reunirá membros de N.A. da América Latina, seus familiares e amigos para celebrar a recuperação e a nova maneira de viver que a associação oferece.

Essa será a segunda vez que dois Comitês de Serviços Regionais (CSR) de Narcóticos Anônimos se reúnem para fazer um evento, a fim de que os membros confraternizem entre si, celebrando a recuperação. Juntos, estes dois CSR realizam mais de 1.800 reuniões semanais, por meio dos seus 605 grupos divididos entre os estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Paraná.

Os participantes ficarão hospedados no Royal Thermas Resort e terão acesso ao Thermas dos Laranjais e também ao salão de eventos, onde todas as noites serão realizadas as atividades de informação ao público, partilhas pessoais de membros mais antigos falando sobre experiências e dificuldades de viver longe das drogas, além de discorrerem sobre a oportunidade de fazerem parte do início da irmandade no Brasil, uma vez que o tema da convenção é “Origens”.  Também haverá shows com bandas, stand-up, DJs e transmissão ao vivo pela internet.

Desde 1953

Fundado em 1953 nos Estados Unidos, Narcóticos Anônimos e/ou N.A. é uma irmandade ou sociedade sem fins lucrativos, de homens e mulheres para quem as drogas se tornaram um problema maior. São dependentes em recuperação, que se reúnem regularmente para ajudar uns aos outros a se manterem limpos. N.A. não tem subterfúgios, não é filiada a nenhuma outra organização, não cobra matrícula nem taxas, não há compromissos escritos, nem promessas a fazer a ninguém. Não estão ligados a nenhum grupo político, religioso ou policial e, em nenhum momento, estão sob vigilância.

Toda sua estrutura é mantida pelos membros através de contribuições voluntárias.  Há somente um requisito para se tornar membro, o desejo de parar de usar. Qualquer pessoa pode juntar-se a N.A., independentemente do tipo de droga que usou, idade, raça, identidade sexual, crença, religião ou falta de religião.  O programa aborda a adicção (dependência química) como uma doença progressiva, incurável e que, quando não tratada, pode levar à reclusão ou até à morte.

Atualmente a sociedade Narcóticos Anônimos está presente em mais de 139 países e produzem material informativo sobre recuperação em 82 idiomas. Teve início no Brasil em 1984 com apenas 2 reuniões por semana, em São Paulo e no Rio de Janeiro. Hoje, são 1.618 em todos os estados que realizam mais de 5.600 reuniões por semana.

Esses números fazem com que a comunidade brasileira de N.A. seja a terceira maior do mundo ficando atrás apenas dos Estados Unidos e Irã.

Em Olímpia, as reuniões do Grupo Esperança são realizadas com cooperação da secretaria de Assistência Social, no CRAS – Centro de Referência de Assistência Social I, localizado na Av. Constitucionalista de 32, s/n, todas as segundas, terças, quartas, sextas e domingos, às 20h.