31 MAI 2019
SAÚDE
Vacinação contra gripe é prorrogada e estendida a toda população a partir de segunda (03)

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe de 2019 na Estância Turística de Olímpia, prevista para terminar nesta sexta-feira, dia 31 de maio, foi prorrogada. A medida foi adotada pelo Ministério da Saúde em virtude da baixa adesão dos grupos prioritários. A partir de segunda-feira, dia 03 de junho, as doses estarão disponíveis gratuitamente para toda população.

Segundo dados divulgados pelo setor de Vigilância Epidemiológica da secretaria de Saúde, o município registra 13.392 doses aplicadas, ou seja, 77,72% de cobertura dos grupos prioritários.

Os dados demonstram que a cidade já imunizou 2.346 crianças até seis anos incompletos, ou seja, 67,26% do total, 344 gestantes (71,67%) e 92 puérperas (mães no pós-parto), que representam 116,46%.

Em relação aos trabalhadores da Saúde, foram aplicadas 771 doses, correspondendo a 71,39% do total. Já os professores registram 725 imunizações, ou seja, 77,13%. Dos idosos, 6.333 pessoas foram imunizadas (84,80%). Além desses, os pacientes com morbidades somam 2.629 doses aplicadas, ou seja, 71,13%.

A vacina disponibilizada pelo Governo Federal protege os grupos prioritários contra os três subtipos do vírus da gripe Influenza A: H1N1, H3N2 e influenza B. A vacina contra influenza é segura e uma das medidas mais eficazes de prevenção a complicações e casos graves de gripe.

Ainda neste sábado (1º), o Ambulatório de Referência e Especialidades (Postão) e a Unidade Básica de Saúde Dona Dalva Fernandes Moreda Ayusso (Campo Belo) estarão abertos, das 8h às 17h, para imunizar os moradores do público-alvo, que são: crianças com idade entre seis meses e menores de seis anos; grávidas em qualquer período gestacional; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde; povos indígenas; idosos; professores de escolas públicas e privadas; pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais (com prescrição médica); policiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

O morador deve comparecer ao posto de vacinação com a caderneta e, em caso, de dúvidas, pode procurar a UBS mais próxima.

VACINAÇÃO DE PACIENTES ACAMADOS

Com intuito dar continuidade na vacinação dos grupos prioritários da Campanha e oferecer maior comodidade aos pacientes, a Saúde realizará, neste sábado, dia 1º de junho, a vacinação especial destinada a atender pessoas acamadas.

O objetivo da ação é atender pacientes sem mobilidade ou com mobilidade reduzida, o que impossibilita a ida aos postos de vacinação. Com esta medida, enfermeiros e técnicos em enfermagem visitarão os pacientes já agendados para aplicar as doses.

Para que o paciente nessa condição receba a dose da vacina, é preciso que algum familiar procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima e faça o cadastro, informando o nome completo do morador e o endereço em que ele se encontra. O agendamento deve ser feito até esta sexta-feira, dia 31.