04 JUN 2019
GABINETE
Prefeito e deputado Geninho discutem demandas para Olímpia em reuniões na Capital

Buscando auxílio para a execução de novas ações na Estância Turística de Olímpia, o prefeito Fernando Cunha esteve, nessa segunda-feira (03), em São Paulo, para discutir demandas do município com representantes estaduais. Na oportunidade, ele esteve acompanhado do deputado federal olimpiense, Geninho Zuliani (DEM), que está engajado em fazer gestão de apoio para a cidade. A agenda contou também com a participação do secretário de Governo, Guto Zanette.

Um dos compromissos foi uma audiência no Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (DAESP), agendada pelo deputado, na qual foi entregue ao superintendente do órgão, Antônio Claret de Oliveira, um estudo para implantação de um aeroporto no município, considerando a disponibilização de uma área entre Olímpia e São José do Rio Preto e a ampliação da capacidade, visando à demanda futura estimada para a região.

Na mesma ocasião, o prefeito também discutiu com a secretária executiva de Logística e Transporte do Estado, Andra Robert, que representou o secretário João Octaviano Machado Neto, projetos prioritários para a cidade. Um deles foi a duplicação das rodovias estaduais Assis Chateaubriand (SP-425) e Armando Salles de Oliveira (SP-322), nos trechos que contemplam Olímpia, melhorando o tráfego e o acesso ao município.

Outra demanda abordada foi a Rodovia Vicinal Natal Breda, uma das principais preocupações da atual gestão, devido à grande necessidade de melhorias. Para a via, as opções estudadas são a estadualização e a solicitação de recursos para a recuperação estrutural, que requer um alto investimento, tendo em vista que se trata de uma rodovia construída há mais de 30 anos e que, hoje, recebe um fluxo muito superior a sua capacidade. O projeto de estudo para a recuperação da via foi custeado pelo Grupo Tereos.

Além disso, o prefeito entregou ofícios com outras solicitações como o projeto de construção de uma rotatória na Via de Acesso Álvaro Brito, na saída para Severínia, que objetiva oferecer um acesso regularizado e seguro para os moradores dos novos bairros da região leste, como o Vida Nova Olímpia e o Quinta das Aroeiras; liberação de recursos para a pavimentação total de 6 quilômetros da estrada rural que liga Olímpia a Álvora, que beneficiará milhares de moradores e produtores rurais; e requerimento de doação do prédio do DER para implantação da sede da Guarda Municipal.

Dando sequência às reuniões, no fim do dia, o prefeito e o deputado federal também participaram de uma audiência no Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), cujo foco foi discutir a liberação de recursos para a conclusão das obras da Estação de Tratamento de Esgoto no município. O assunto foi tratado com Lupércio Ziroldo Antonio, da coordenadoria do Programa Água Limpa, com o qual foi firmado convênio para a execução da Estação.

O objetivo da obra é implantar infraestrutura para o tratamento da totalidade de esgoto da cidade. Após sua conclusão, a Estação de Tratamento de Esgoto será suficiente para atender toda população. Hoje, o município conta com a Estação Compacta de Tratamento de Esgoto “Córrego dos Pretos”, localizada no Jardim Santa Fé, que trata apenas 22,8% do esgoto da cidade.

A Estação de Tratamento de Esgoto começou em 2011, ficou paralisada desde 2014, tendo sido retomada em 2018, quando o prefeito assinou um aditamento ao convênio que liberou mais de R$ 16,5 milhões em recursos estaduais para a retomada das obras. Mais de 80% dos serviços já foram executados e a previsão é de que sejam concluídos nos próximos meses, sendo que a autorização de repasses agilizaria a finalização do projeto.

“Estamos em constante diálogo com as lideranças estaduais para buscar novos investimentos para o município. Nessas reuniões que tivemos, apresentamos demandas importantes e que precisam de alta disponibilização de recursos para que possamos executá-las. Estamos contando também com um grande apoio do deputado Geninho, que conhece de perto as necessidades de Olímpia e tem se empenhado em nos ajudar. Saímos confiantes e continuaremos acompanhando o andamento de nossas demandas que são fundamentais para a cidade”, destaca o prefeito Fernando Cunha.